25 de dez. de 2011

Missa dia de Natal


M I S S A  D O  D I A  D E  N A T A L

A palavra de Deus se fez carne, tornando-se existência humana


Jesus é tudo o que é manifestação. “ Palavra ” de Deus para nós, desde a criação e mesmo antes ! Ora, esta é a manifestação de Deus, sua Palavra é carne, e a existência humana é mortal. A palavra fez sua morada em nosso meio, e nessa existência humana vivida até a morte, revela-se a nós a glória de Deus, como no seu santuário. Para nós, isso significa decisão, adesão ou rejeição.

 

        Evangelho Jo 1 ( 1-18 )      


 A Palavra se fez carne e habitou entre nós



Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo 
Segundo João




No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. No princípio, estava ela com Deus. Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.
Surgiu um homem enviado por Deus; Seu nome era João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.
A Palavra estava no mundo — e o mundo foi feito por meio dela — mas o mundo não quis conhecê-la. Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. Mas, a todos os que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornar filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, pois estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.




E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo.


A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.
  
Padre João Azeredo

24 de dez. de 2011

Missa noite de Natal

Os símbolos completam o sentido da palavra

" Eu te coloco como sentinela da casa de Israel. (...) " Ezequiel 33 (7-9)




Ministério de Música



Imagem do menino Jesus representando luz em nossa vida

" Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou seu povo (...) Lucas 1 ( 67-80)

" Feliz aquele  que comer pão no reino de Deus (...) " Lucas 14 ( 15-24)

Padre João Azeredo

" o Pai me enviou, eu também os envio (...) " João 20 ( 9-22)

Hosana nas Alturas !

Crianças  representando anjos, abrindo o caminho...

para a representação da Família de Jesus passar.

Consagração a Família de Nazaré

" Jesus, Maria e José. Nossa família tua é "

Missa Noite de Natal

Missa da Noite de Natal
 A Luz nas trevas

Nascimento de Jesus e anúncio aos pastores




As esperanças messiânicas do Antigo testamento Oscilavam entre o surgimento de um novo rei davítico e um agir direto de Deus. No menino de Belém realizam-se ambas as expectativas: o filho de Davi é filho de Deus. Céu ( anjos ) e terra ( pastores ) o adoram. Ele é o Senhor, manifesta a glória de Deus e traz ao mundo a paz.
 

Evangelho: Lucas 2  (1-14 )
Hoje nasceu para nós um Salvador

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo 
Segundo Lucas


Aconteceu que, naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra.  Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria.  Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal. 




Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 
 
Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria. Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho. 





Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”. E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da coorte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”.

Padre João Azeredo

22 de dez. de 2011

Festa Pastoral 2011


Na última quinta-feira, dia 22 de dezembro, ocorreu em nossa paróquia o jantar de natal entre pastorais. Membros de diversos grupos estiveram presentes para celebrar em comunidade a alegria pelo nascimento de Jesus, prestes a ser vivenciado litúrgicamente.



Animação do Ministério de Música

Antes do jantar, tivemos uma celebração lembrando a importância desta festa cristã. Durante a partilha da Palavra de Deus, refletimos o verdadeiro sentido do Natal. Nas preces, recordamos de nossos irmãos de comunidade que neste ano deixaram o nosso convívio e hoje se encontram na glória de Deus.

Após a celebração, tivemos um alegre amigo oculto. Os participantes trocaram presentes, mensagens de fé e esperança. Em seguida, foi servido um jantar comunitário, proporcionando a todos alegria em partilhar. Este evento marcou o fim das atividades paroquiais em 2011.




 
Esperamos que esse tempo sirva para avaliarmos a nossa Fé e nosso ânimo. E em 2012 retomemos nossas atividades Pastorais com renovado vigor e animação, em Cristo Jesus.

18 de dez. de 2011

4º Domingo Advento (B)

" Jesus Filho de Davi "

A catequese do evangelho, como a de São Paulo, preocupa-se em afirmar claramente que Jesus pertence à família real de Davi. Evidencia assim a existência concreta de Jesus e o cumprimento das promessas messiânicas.


 

Uma casa para Deus


No decorrer dos séculos, Israel havia tomado consciência de sua identidade nacional e religiosa; ou melhor, a monarquia parecia ser a garantia de uma fidelidade ao Deus da aliança. Davi pensa que a construção de uma “ casa ” para Deus propiciará definitivamente seus favores, e o fará habitar permanentemente no meio do povo. Mas o profeta da corte é obrigado a dizer-lhe que Deus é quem constituirá uma casa para Davi, isto é, uma dinastia que dura para sempre. 



 
Ora, o filho anunciado a Maria é claramente designado como filho de Davi, pois José, de quem Maria é noiva, pertence à casa de Davi. Era importante garantir, perante aos judeus, o título que fundamentava a ação do enviado de Deus, e para a fé cristã, a “ verdade ” humana do Salvador.



 
Durante sua vida, Jesus não se atribuiu o título de “filho de Davi”, embora o povo assim o aclamasse, para não alimentar um nacionalismo fácil e perigoso.
Identificando-se com os pobres que esperavam uma salvação espiritual, confirma que “ a carne para nada serve ”, e que todo poder humano não tem consistência. Seu nascimento de uma Virgem põe em realce a força da intervenção de Deus. Sua realeza não é deste mundo.



Evangelho: Lucas 1 ( 26–38 ) 

" Eis que conceberás e darás a luz a um filho "


Proclamação do Evangelho 
Jesus Cristo Segundo Lucas




Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.

O anjo entrou onde ela estava e disse:

“Alegra-te, cheia de graça,
o Senhor está contigo!”

Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.

O anjo, então, disse-lhe: 

“Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

Maria perguntou ao anjo:

“ Como acontecerá isso, 
se eu não conheço homem algum? ”

O anjo respondeu: 

“ O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível ”.

Maria, então, disse: 

“ Eis aqui a serva do Senhor; 
faça-se em mim segundo a tua palavra! ”


Padre João Azeredo

Matrimônio - 18/12/11


Em 18 de Dezembro, tivemos a graça da celebração do matrimônio de dois jovens em nossa Igreja Matriz. A comunidade se alegra e rende graças a Deus por mais uma família que se consolida com a missão de multiplicar as bençãos de Deus na vida dos seus. 
As pétalas lembraram a sensibilidade de Deus

" Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo (...) " Efésios 5 ( 21-32)

" Serão os dois uma só carne (...)"  Efésios 5 ( 21-32)





Desejamos a vocês muita perseverança em Jesus Cristo

Ministério de Música animando

17 de dez. de 2011

BATISMO

No dia 17 de Dezembro, ocorreu em nossa Paróquia, o Batizado de 11 ( onze ) crianças que, passaram a fazer parte da Igreja de Deus, recebendo a filiação Divina.

A celebração foi presidida por nosso Pároco, Pde. João Azeredo, que durante a homilia frisou a importância do Sacramento do Batismo na vida dessas crianças. Lembrou que pelo Batismo somos lavados do pecado original e destacou a importância de pais e padrinhos na educação religiosa de filhos e afilhados.

Ao final da celebração, cada uma das crianças foi consagrada à proteção da Virgem Maria. 

Rezemos pelos novos seguidores de Jesus, para que ao longo de suas vidas perseverem na Fé que da Igreja receberam.

15 de dez. de 2011

Confraternização - Pastoral Criança 2012



Nos dias 15 e 17 de dezembro, aconteceu a confraternização Pastoral da Criança 2011, em Igreja Matriz, Paróquia São Miguel. Neste dia de celebração da caridade através do serviço de assistência aos mais necessitados, contamos com a presença de cerca de 300 ( trezentas ) pessoas no salão paroquial. Eram gestantes e crianças assistidas, mães, pais, irmãos, responsáveis e convidados. 






" A misericórdia, porém, triunfa sobre o julgamento.(...) " Tiago 2 ( 1-13)

A festa foi organizada pelas senhoras da mesma pastoral, que apesar das marcas do tempo, conservam dentro de si uma juventude admirável e contagiante. Na Paróquia este serviço tem 23 ( vinte e três anos ).

" Fazei tudo sem murmurar nem hesitar (...) Filipenses 2 (12-18)

Sra.Maria Joaquina, 82 anos e voluntária

Antes da grande festa, tivemos momentos oracionais e consagração a Maria pela apresentação de uma peça teatral encenada pelas crianças. Foi explicado a todos os presentes o verdadeiro siginificado da devoção a Nossa Senhora, atribuindo a ela o importante papel de intercessora junto ao filho de Deus, Jesus Cristo



 





















Após as orações cantamos parabéns em ação de graças a Jesus Cristo, maior motivo da expressão de nossa fé. 






Partilhamos lanches, bebidas e bolo. E em seguida foi representado o que mais contagia as crianças nesta época do ano : A visita de Papai Noel, representando os padrinhos que os adotaram na pastoral. Mesmo diante sua importância cultural e simbólica, foi enfatizado que o sentido verdadeiro do Natal cristão não passa pelos presentes, perpassa no reavivamento de nossa fé na dinâmica do nascimento de Jesus. Temos a oportunidade de renascer pelo Senhor todos os dias, e no Advento temos que nos aproximar ainda mais das orações para que esse renascimento esteja latente em nossos corações. 









" Não nos cansemos de fazer o bem (...) " gálatas 6 ( 1-10 )

Na Pastoral da criança, a assistência é feita da gestação até crianças de 5 (cinco) anos de idade. Existe muita seriedade nesse trabalho mundialmente conhecido. Cada etapa de acolhimento das famílias é catálogada e centralizada na sede da Pastoral, em Curitiba/PR. Não existe obrigatoridade religiosa e muito menos ideal de vida, entretanto é obrigatório a presença das famílias nos eventos pastorais e nas pesagens ( celebrações da vida ). 




Quem será este Papai Noel ?