29 de jul. de 2012

MISSA DAS FAMÍLIAS

29/07/12
DOMINGO - 08H
IGREJA MATRIZ

" Partilhe conosco a
missão de ser família "

Celebraremos também o envio para a Missão Popular 2012.

22 de jul. de 2012

3° Dia - Formação Missão Popular 2012


" VENHAM A MIM VOCÊS TODOS ! EM MIM ENCONTRARÃO DESCANSO PARA SUA VIDA ! " MATEUS 11 (28)
Começamos a formação deste dia com momentos oracionais, partilha da palavra de Deus, louvor e ação de graças pela distância que caminhamos.










 " Dai-nos um coração reto
e sincero para escutar
a vossa palavra " 
Oração Missão Popular 2012

Tivemos a oportunidade de partilhar ações evangelizadoras em torno da Fé cristã Católica Apostólica Romana, tendo como o tema a MISSÃO POPULAR 2012. Conhecemos as formas de abordagem ao povo de Deus que será visitado, discutimos perguntas que devem ser feitas, comportamento durante a visitação, e identificação do Missionário.
ORAÇÃO ANTES DA REFEIÇÃO
NORMA, CREUSA E DEISEMAR APOIO NA COZINHA
 
Almoçamos juntos, partilhando o pão que alimenta o corpo. E após a refeição continuamos trabalhando pelo Pão que alimenta a alma.
ANIMAÇÃO COM MINISTÉRIO DE MÚSICA

Assistimos a um filme, que representava as lutas diárias, para nos manter firmes em torno de ideais e sonhos. Partilhamos sobre o filme, e refletimos os valores mostrados.
Fomos conscientizados do cronograma sugeridos pela Arquediocese do Rio de Janeiro, para as ações missionárias. Conhecemos o planejamento de cada serviço, organizando os objetivos a nossa realidade territorial.

Aprendemos sobre a simbologia que caracteriza alguns crucifixos. Reforçamos o significado do mistério de Cristo e sua crucificação. Conhecemos por este mistério, a verticalidade e horizontalidade representada na cruz.

Dividimos os setores de evangelização. Mas ainda necessitamos de missionários para serem enviados.

"IDE POR TODO MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA" Mc 16(14-18)

21 de jul. de 2012

Campanha da Igreja Católica EUA

PHN


Muitos pensam que a Igreja Católica está "morta". Essas pessoas ainda não alcançaram a graça de Deus pela Fé Católica Apostólica Romana.

Assista o Acampamento PHN, na TV Canção Nova e perceba que nossa Igreja é de todos, para todos, e muito viva.
 Hebreus 5 (11-14)

20 de jul. de 2012



CURSO DE FORMAÇÃO

22/07/2012 - 12H
DOMINGO
Salão Paroquial
IGREJA MATRIZ

17 de jul. de 2012

Devoção a São Bento e N.S.Carmo

IMAGEM N.S.CARMO








 




Neste mês de julho, a Igreja nos apresenta no seu calendário litúrgico, duas datas especiais : 

11/07 Dia de São Bento 
26/07 Dia de Nossa Senhora do Carmo

São Bento foi o fundador da Ordem Beneditina e também o fundador do Monaquismo (modo de vida daquele que deixa os assuntos do mundo e se devota à religião) ocidental. A vida Monástica existia apenas no oriente, e através Dele, um dos maiores tesouros da Igreja, passou a existir também no ocidente. Em 1964, o Papa Paulo VI o proclamou padroeiro da Europa. E no ano de 2005, o então Cardeal Joseph Raztinger, ao ser eleiro Papa, adotou em sua homenagem o nome de Bento XVI. Entre os principais ensinamentos de São Bento, está a famosa frase:

Ora et Labora (Ora e trabalha)

Já a devoção à Nossa Senhora do Carmo, surgiu para fazer memória do convento construído nos primeiros séculos do Cristianismo no Monte Carmelo, em Israel.

Foi graças a esta devoção que surgiu outra importante ordem na Igreja : a Ordem Carmelita; Da qual fazem parte inúmeros Sacerdotes, religiosas e leigos. O principal sinal da devoção à Nossa Senhora do Carmo é o Escapulário, que pode ser usado por qualquer pessoa que queira viver a devoção à Nossa Senhora do Carmo.

Peçamos neste mês, intercessão desses dois baluartes do Cristianismo. Que São Bento e a Maria Virgem e mãe com o título N.S.Carmo, possam interceder por cada um de nós e por nossa comunidade paroquial, fazendo-nos cada dia mais, servos fiéis do Senhor!

A Cruz sagrada seja minha Luz.
Não seja o Dragão meu guia.
Retira-te Satanas,
nunca me aconselhes coisas vãs.
É mal o que tu me ofereces.
Bebe tu mesmo do teu veneno.
Rogai por nós bem aventurado São Bento, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.



Ó Senhora do Carmo, revestido de vosso escapulário, eu vos peço que ele seja para mim sinal de vossa maternal proteção, em todas as necessidades, nos perigos e nas aflições da vida. Acompanhai-me com vossa intercessão, para que eu possa crescer na Fé, Esperança e Caridade, seguindo a Jesus e praticando Sua Palavra. Ajudai-me, ó mãe querida, para que, levando com devoção vosso santo Escapulário, mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele, na graça de Deus, e assim, alcançar a vida eterna. Amém


São Bento e Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

13 de jul. de 2012

2º Dia - Formação Missão Popular 2012

 
Em 13 de Julho de 2012, realizou-se o segundo dia de formação da Missão Popular. Neste dia foi analisado as semelhanças entre o período histórico da vida e morte de Jesus Cristo, e a realidade dos tempos atuais.

" Jesus continua acontecendo em nossa sociedade : combatendo a mentira (incomodando os covardes); lutando por justiça (mesmo diante de desejos eliminatórios); sendo bondoso (acusando a malícia com testemunho de vida); estimulando a lealdade (em um período que a traição predomina); " pag.13

O sentido da vida e morte de Cristo, só é entendido a partir da linguagem da cruz. Sendo a verticalidade a representação do amor de Pai, e a horizontalidade os braços misericórdiosos abertos a acolher quem vem ao seu encontro.

 
Deus nos chama a sermos apóstolos que levam luz onde existe desesperança.


 Fonte : Texto-Base Missão Popular 2012


12 de jul. de 2012

80º Aniversário Ir.Alexandrina


" APRESENTAI A DEUS AS VOSSAS NECESSIDADES EM ORAÇÃO E SÚPLICA, ACOMPANHADAS DE AÇÃO DE GRAÇAS " FILIPENSES 4 (1-9)
 

No último dia 08 de Junho de 2012, comemoramos o 80° (Octagésimo) aniversário da Irmã Filha de Santana ALEXANDRINA. Começamos o dia celebrando em missa, ação de graças por mais este ano de vida Missionária e religiosa.

Contamos neste dia com a participação saudosa de Marilda, que por cerca de 20 (vinte) anos dedicou-se aos serviços pastorais e ministeriais em nossa paróquia.

Neste mesmo domingo, também agredemos a Deus pela obra de restauração que aconteceu na saúde da Raquel exatamente a 1 (um) atrás.
MINISTÉRIO DE MÚSICA

MARILDA

RAQUEL, TESTEMUNHO DE VIDA

PARABÉNS PELO SIM DE VOCÊS
Logo em seguida, almoçamos e parabelizamos a aniversariante do dia. Retribuindo toda atenção, orientação e carinho recebido por todo este tempo que estamos juntos.







NOSSO PE.JOÃO AZEREDO ABENÇOOU E PARTICIPOU CONOSCO

Há cerca de 12 (doze) anos, nossa irmã consagrada realizava suas primeiras missões em Paróquia São Miguel. Seu trabalho iniciou em Vila São Miguel, cuidando da Capela e atendendo a Comunidade local.
" SE COLOCARDES EM ORDEM SEU CORAÇÃO...NADA TEMERÁS " JÓ 11(13-20)















Hoje sua principal tarefa é cuidar da Liturgia e das visitas a doentes e mais necessitados.
IRMÃS FILHAS DE SANTANA
 

" Dou graças a Deus, por tudo que fizeram por mim. Sou muito grata a essa comunidade pela lembrança. Estou muito feliz. "
Irmã Alexandrina


" SE, PORÉM, ANDAMOS NA LUZ, ASSIM COMO JESUS ESTÁ NA LUZ, ESTAMOS EM COMUNHÃO UNS COM OS OUTROS " IJOÃO 1(5-10)




" ESFORÇAI-VOS PARA QUE DEUS VOS ENCONTRE PUROS E IRREPREENSÍVEIS NA PAZ " 2 PEDRO 3 (8-14)

11 de jul. de 2012

Homenagem a Dom Eugênio Sales

 
Faleceu na noite de segunda-feira, dia 10 de Julho, o Cardeal-Arcebipo Emérito do Rio de Janeiro, Dom Eugênio de Araújo Sales, que esteve a frente de nossa Arquidiocese por 30 (trinta) anos, período no qual, exerceu com zelo e amor apostólico a missão que através do Papa Paulo VI, a Igreja lhe confiou :

Pastorear a parcela do rebanho de Cristo que habitava a cidade maravilhosa.

Poucas mensagens resumiriam tão perfeitamente este momento de partida de Dom Eugênio para a casa do Pai, como a passagem contida em 2 Timóteo 4 (7-8) :

" Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda."

A Paróquia São Miguel presta hoje seus mais sinceros agradecimentos e convida todos a rezar por seu descanso eterno, para que ele seja acolhido por todos os anjos e santos na morada celeste, onde habitará por toda eternidade ao lado de Deus.

6 de jul. de 2012

1º dia - Formação Missão Popular 2012










Sexta-feira, 06 de Julho, tivemos o primeiro dia de preparação para a Missão Popular. A Comunidade foi convidada a partilhar dos ensinamentos pela Igreja, que são estudados e foram revelados pelo Espírito Santo de Deus.
Temos 2 (dois) motivos especiais para comemorar, e nos estimular para a evangelizar : O 50° (quinquagésimo) Aniversário do Concílio Vaticano II e o 20°(vigésimo) Aniversário do Catecismo da Igreja Católica. Trata-se de um momento ímpar de defesa de nossa Fé. Afinal, não por acaso, começaremos em 2012 o Ano de Fé.


 "Senhor, queremos ser uma igreja
em permanente estado de missão."

" O Espírito Santo descerá sobre vocês, e dele receberão força para serem minhas testemunhas !" Atos 1 (8)