17 de jul. de 2012

Devoção a São Bento e N.S.Carmo

IMAGEM N.S.CARMO








 




Neste mês de julho, a Igreja nos apresenta no seu calendário litúrgico, duas datas especiais : 

11/07 Dia de São Bento 
26/07 Dia de Nossa Senhora do Carmo

São Bento foi o fundador da Ordem Beneditina e também o fundador do Monaquismo (modo de vida daquele que deixa os assuntos do mundo e se devota à religião) ocidental. A vida Monástica existia apenas no oriente, e através Dele, um dos maiores tesouros da Igreja, passou a existir também no ocidente. Em 1964, o Papa Paulo VI o proclamou padroeiro da Europa. E no ano de 2005, o então Cardeal Joseph Raztinger, ao ser eleiro Papa, adotou em sua homenagem o nome de Bento XVI. Entre os principais ensinamentos de São Bento, está a famosa frase:

Ora et Labora (Ora e trabalha)

Já a devoção à Nossa Senhora do Carmo, surgiu para fazer memória do convento construído nos primeiros séculos do Cristianismo no Monte Carmelo, em Israel.

Foi graças a esta devoção que surgiu outra importante ordem na Igreja : a Ordem Carmelita; Da qual fazem parte inúmeros Sacerdotes, religiosas e leigos. O principal sinal da devoção à Nossa Senhora do Carmo é o Escapulário, que pode ser usado por qualquer pessoa que queira viver a devoção à Nossa Senhora do Carmo.

Peçamos neste mês, intercessão desses dois baluartes do Cristianismo. Que São Bento e a Maria Virgem e mãe com o título N.S.Carmo, possam interceder por cada um de nós e por nossa comunidade paroquial, fazendo-nos cada dia mais, servos fiéis do Senhor!

A Cruz sagrada seja minha Luz.
Não seja o Dragão meu guia.
Retira-te Satanas,
nunca me aconselhes coisas vãs.
É mal o que tu me ofereces.
Bebe tu mesmo do teu veneno.
Rogai por nós bem aventurado São Bento, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.



Ó Senhora do Carmo, revestido de vosso escapulário, eu vos peço que ele seja para mim sinal de vossa maternal proteção, em todas as necessidades, nos perigos e nas aflições da vida. Acompanhai-me com vossa intercessão, para que eu possa crescer na Fé, Esperança e Caridade, seguindo a Jesus e praticando Sua Palavra. Ajudai-me, ó mãe querida, para que, levando com devoção vosso santo Escapulário, mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele, na graça de Deus, e assim, alcançar a vida eterna. Amém


São Bento e Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!