21 de out. de 2012

Mês do Rosário

A religiosidade popular mariana identifica maio e outubro como meses marianos. Períodos para intensa prática do culto à Virgem Maria. A devoção do mês de Maio é bem mais explorada e vivenciada, tornando-se um percurso diário de evangelização.

Já Outubro, como mês do Rosário, tem uma menor importância na consciência popular. A origem desses meses temáticos, na história do culto a Nossa Senhora, difere-se : a piedade do mês de maio está relacionada à natureza, enquanto que o relacionamento de outubro foi estabelecido por ocasião da introdução da festa do santo Rosário motivada por uma vitória militar.

Num Domingo, 7 de outubro de 1571, no golfo Mediterrâneo de Lepanto - Grécia, uma fraca frota cristã venceu o exército turco, bem mais forte e numeroso. A vitória cristã foi comemorada como intervenção divina, obtida por intercessão de Nossa Senhora. O Papa Pio V, por ocasião dos combates havia exortado os fiéis a suplicarem o auxílio celeste com a reza do Rosário. Inicialmente a comemoração dessa memória recebeu o título de Bem-Aventurada Virgem da Vitória, e fixou-se no dia 7 de outubro; posteriormente mudou-se para o primeiro domingo deste mês. Só a partir de 1716, porém, que a festa do Rosário tornou-se obrigatória para toda a Igreja. Com a reorganização do Calendário romano sob São Pio X, voltou a prevalecer a data histórica, com o título:

" SS. Rosário da Bem-Aventurada Virgem ".


O Calendário atual da Igreja retocou o título da festa para " Bem-aventurada Virgem Maria do Rosário ". O acento da forma de oração (Rosário) passa para a pessoa da Mãe de Deus. O objeto da celebração não é o rosário, mas o olhar de Maria, aquela que gerou o Príncipe da Paz, Jesus Cristo. Outubro tornou-se conhecido entre os cristãos como o mês do Rosário. Para celebrar o culto à Virgem Maria neste período podemos uiilizar da pedagogia do Rosário, como também de outras formas concretas de louvor e de veneração de Maria. 

Lembramos que o Rosário pode ser também oração de intercessão e meditação. Ele tem como centro os mistérios da vida de Cristo ( anúncio da encarnação, nascimento, adolescência, missão na vida pública, paixão, morte, ressurreição e ascensão ).

Ressaltando o significado mariano de outubro, o Papa João Paulo II, proclamou o Ano do Rosário ( outubro de 2002 a outubro de 2003 ). E, sob o impulso de uma inspiração sublime, desenvolveu uma reflexão sobre o Rosário, exortando a todos à " contemplação do rosto de Cristo na companhia e na escola de sua Mãe Santíssima ". Acrescentou à estrutura tradicional do Rosário, os "Mistérios luminosos", que dão especial relevo aos anos da vida pública de Jesus, quando ele anuncia o evangelho do Reino.



Dom José Luiz Majella Delgado
Bispo Diocesano Jataí/Go