3 de nov. de 2012

Dia de Todos os Santos


Em 1 de novembro, a Igreja celebra o dia de todos os Santos, cuja Solenidade Litúrgica será celebrada no domingo seguinte a esta data durante as missas dominicais nas diversas Paróquias, porém para bem celebrarmos este dia, devemos entender quem são os santos.

Para a doutrina da Igreja, todas as pessoas que morreram a chegaram ao Céu são consideradas santas e podem interceder por nós, porém, não temos como saber quem está ou quem não está no céu, por isso em alguns casos, a Igreja, munida da autoridade que lhe foi entregue por Cristo, afirma que determinada pessoa está no céu e portanto é santa, isto ocorre na cerimônia de canonização.

Portanto, a canonização de uma pessoa é na verdade o reconhecimento dado pela Igreja, através do Papa de que determinada pessoa, tento vivido a Fé, encontra-se no reino dos céus, é o caso dos tantos que conhecemos : Santa Rita de Cássia, Santo Antônio, Santa Luzia, São Judas Tadeu, Frei Galvão e tantos outros.

No entanto, existe um número incontável de homens e mulheres que alcançaram a salvação, estão ao lado de Deus, mas não foram canonizados, não significa que não são santos, apenas não sabemos os seus nomes, por isso, a Igreja estabeleceu o dia de “ Todos os Santos ”, trata-se de um dia para celebrar os santos canonizados e os santos não canonizados, pois mesmo que não saibamos quem são, estão nos céus e alcançaram a santidade.

Que o dia de hoje sirva também para que todos nós, inspirados pelos exemplos dos santos, busquemos também a nossa própria santidade. Todos os Santos e Santas de Deus, rogai por nós!

“ Na comunhão dos Santos, canonizados ou não, que a Igreja vive graças a Cristo em todos os seus membros, nós beneficiamos da sua presença e da sua companhia e cultivamos a firme esperança de poder imitar o seu caminho e partilhar um dia a mesma vida bem-aventurada, a vida eterna.” (Papa Bento XVI)