18 de dez. de 2011

4º Domingo Advento (B)

" Jesus Filho de Davi "

A catequese do evangelho, como a de São Paulo, preocupa-se em afirmar claramente que Jesus pertence à família real de Davi. Evidencia assim a existência concreta de Jesus e o cumprimento das promessas messiânicas.


 

Uma casa para Deus


No decorrer dos séculos, Israel havia tomado consciência de sua identidade nacional e religiosa; ou melhor, a monarquia parecia ser a garantia de uma fidelidade ao Deus da aliança. Davi pensa que a construção de uma “ casa ” para Deus propiciará definitivamente seus favores, e o fará habitar permanentemente no meio do povo. Mas o profeta da corte é obrigado a dizer-lhe que Deus é quem constituirá uma casa para Davi, isto é, uma dinastia que dura para sempre. 



 
Ora, o filho anunciado a Maria é claramente designado como filho de Davi, pois José, de quem Maria é noiva, pertence à casa de Davi. Era importante garantir, perante aos judeus, o título que fundamentava a ação do enviado de Deus, e para a fé cristã, a “ verdade ” humana do Salvador.



 
Durante sua vida, Jesus não se atribuiu o título de “filho de Davi”, embora o povo assim o aclamasse, para não alimentar um nacionalismo fácil e perigoso.
Identificando-se com os pobres que esperavam uma salvação espiritual, confirma que “ a carne para nada serve ”, e que todo poder humano não tem consistência. Seu nascimento de uma Virgem põe em realce a força da intervenção de Deus. Sua realeza não é deste mundo.



Evangelho: Lucas 1 ( 26–38 ) 

" Eis que conceberás e darás a luz a um filho "


Proclamação do Evangelho 
Jesus Cristo Segundo Lucas




Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.

O anjo entrou onde ela estava e disse:

“Alegra-te, cheia de graça,
o Senhor está contigo!”

Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.

O anjo, então, disse-lhe: 

“Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

Maria perguntou ao anjo:

“ Como acontecerá isso, 
se eu não conheço homem algum? ”

O anjo respondeu: 

“ O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível ”.

Maria, então, disse: 

“ Eis aqui a serva do Senhor; 
faça-se em mim segundo a tua palavra! ”


Padre João Azeredo