Aos judeus do século VI a.C que permaneceram na Palestina, ou aos deportados para a Babilônia, a palavra do profeta restitui a esperança e convida à confiança : Deus vem e caminha à frente de seu povo para reconduzi-lo, livre, da terra da escravidão à sua própria terra.
Bom pastor, cuida dos fracos e pequenos; Deus forte, alegra-se em perdoar e renovar todas as coisas. Salvação, alegria, amor, verdade, justiça, constituem o cortejo do Senhor Deus. São os bens da aliança, da amizade entre Deus e os seus ( primeira leitura ).
Esses bens não provém de nós, dos nossos esforços, mas nos são dados por aquele que nos chama a converter-nos a ele, a fim de que nossos pecados sejam perdoados.
Marcos 1, ( 1-8 )
Endireitai as Estradas do Senhor
Está escrito no livro do profeta Isaías: “ eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. Esta é a voz daquele que grita no deserto : preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas ”. Foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. Toda a região da Judéia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro, confessavam seus pecados e João Batista os batizava no Rio Jordão.