4 de dez. de 2011

2º Domingo Advento (B)


" Deus vem para que voltemos a ele."





Aos judeus do século VI a.C que permaneceram na Palestina, ou aos deportados para a Babilônia, a palavra do profeta restitui a esperança e convida à confiança : Deus vem e caminha à frente de seu povo para reconduzi-lo, livre, da terra da escravidão à sua própria terra.


 

Bom pastor, cuida dos fracos e pequenos; Deus forte, alegra-se em perdoar e renovar todas as coisas. Salvação, alegria, amor, verdade, justiça, constituem o cortejo do Senhor Deus. São os bens da aliança, da amizade entre Deus e os seus ( primeira leitura ). 



Esses bens não provém de nós, dos nossos esforços, mas nos são dados por aquele que nos chama a converter-nos a ele, a fim de que nossos pecados sejam perdoados.


Marcos 1, ( 1-8 )
Endireitai as Estradas do Senhor


Está escrito no livro do profeta Isaías: “ eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. Esta é a voz daquele que grita no deserto : preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas ”. Foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. Toda a região da Judéia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro, confessavam seus pecados e João Batista os batizava no Rio Jordão.




João Batista se vestia com pele de camelo, comia gafanhotos e mel do campo, e pregava dizendo : “ Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar as suas sandálias. Eu vos batizo com água, mas ele vos batizará com o espírito Santo ”.



Padre João Azeredo