Em 27/11/2011, as 10H, celebramos na Igreja Matriz, em Paróquia São Miguel, 31 ( trinta e uma ) crianças da catequese que receberam pela primeira vez o Sacramento da Comunhão.
As crianças foram preparadas por dois anos, passando pela primeira e segunda fase da catequese, onde aprenderam sobre a Palavra de Deus e a doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana. Após esse processo de preparação espiritual, foram consideradas aptas pelas catequistas, Tânia e Marlucia, para receberem o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo.
Padre João Azeredo |
Nosso pároco pde.João Azeredo, recordou a importância desse ato de fé na vida das crianças. Padre João confirmou que elas ficarão mais intimamente ligadas à Jesus Cristo, participando da comunhão de seu Corpo e Sangue.
" Este é o meu corpo (...) " |
" Este é o meu sangue (...) " |
Na homilia, explicou a função do período Advento, enquanto preparação para o Natal, e sobre a expectativa da segunda vinda de Jesus Cristo. É necessária constante vigilância, como nos pede o evangelho.
Todas as crianças foram reforçadas por informações sobre o significado do sacramento que estavam recebendo, e convidadas a não abandonar a vivência da Fé Cristã e a participação em missas dominicais.
Após a homilia, os catequisandos acenderam suas velas no Círio Pascal ( representação da luz do Cristo ressuscitado), e diante do Sacerdote renovaram as promessas do batismo, feita por seus pais e padrinhos pelas suas vidas.
No momento da comunhão as 31 ( trinta e uma ) crianças, receberam das mãos do padre, o corpo e o sangue de Jesus Cristo. Foi um momento de profunda espiritualidade e emoção, tanto para as crianças que comungaram como para seus pais, familiares e amigos.
No fim da celebração, foi feita uma homenagem as catequistas que ao longo desses dois anos participaram da vida das crianças, de modo especial as da segunda fase : Tânia e Marlúcia. A catequista da perseverança, Marilene, convidou todos os novos comungantes a estarem presentes sábado que vem na Pastoral da Perseverança, as 09H.
Ministério de Música, animou a missa |
Cabe a cada um de nós dar graças a Deus, por este momento tão bonito vivido em comunidade. Rezemos por esses meninos e meninas que receberam a Primeira Eucaristia, para que eles se mantenham firmes na Fé e que este momento tenha sido apenas a primeira das muitas Eucaristias que receberão. Que a Virgem Maria conceda a cada uma delas, o dom da perseverança.