12 de nov. de 2011

O amor de Deus pelo antigo testamento - 2ª parte

Gênesis 18 (17- 20) Isaías 41 (4.8-10)
Sabedoria 7 (14-27)


Gênesis 18,17-20 “O Senhor disse : quereis que eu deixe oculto a Abraão o que estou para fazer, havendo ele de se tornar ao certo um grande homem e poderoso povo, e devendo ser por ele abençoados todos os povos da terra ? Antes, informá-lo-ei para que ordene a seus filhos, à sua casa depois dele, que guardem os caminhos do Senhor, praticando a justiça e o direito, a fim de que o Senhor cumpra em Abraão tudo que lhe prometeu. Disse mais o Senhor a Abraão: o clamor que sobe de Sodoma e Gomorra é grande por certo; e o seu pecado é verdadeiramente grave."

Profeta Abraão

Deus escolheu Abraão e o admitiu à sua familiaridade e a sua confidência (donde o título de amigo de Deus) por excelência. Para os desígnios misericordiosos de confiar os tesouros da revelação à sua posteridade (o povo Hebreu), que por ele deveriam difundir em todo o mundo. A tão íntimo amigo de Deus, admitido aos seus segredos, não convinha ter revelado um propósito de tamanha importância, que era a destruição de Sodoma e Gomorra.

Profeta Abraão conversando com Deus

Isaías 41 (4.8-10) O autor das Vitórias de Ciro – “Quem foi que levou a cabo estas coisas, dispondo desde o princípio, os acontecimentos? Eu, o Senhor, que sou o primeiro e estou também entre os últimos. Mas tu, Israel, meu servo, Jacó, a quem escolhi linhagem de Abraão, meu amigo. Tu, a quem eu tirei do meio dos povos da terra, te chamei, a ti eu disse: tu és meu servo; eu te escolhi e não te rejeitei; não temas, pois estou contigo; não te assustes, porque eu sou o teu Deus; eu te dou forças e também te ofereço ajuda, e ainda te amparo com a minha destra vitoriosa.”

Profeta Isaias, apascentando as ovelhas

Deus é o primeiro ser, a primeira realidade do universo e da história da humana. Na sua eterna atualidade encontra-se presente em todos os acontecimentos, tanto nos últimos como nos primeiros. Pela primeira vez encontramos o aplicativo : “ meu servo ” (que ocorrerá depois até o capítulo 43,3), aplicado em sentido mais restrito e particular, este título era atribuído a indivíduos desse povo, eminentes por ofício ou por virtudes, de modo especial aos profetas (20,3) e especialíssimo ao messias (42,1).

Isaías profetizando o nascimento de Jesus Cristo
 
Sabedoria 7 (14-27) O valor da Sabedoria – “pois ela é para os homens um tesouro inexaurível, que sobe dele uma estreita amizade com Deus, recomendando-se pelos dotes disciplinares. Embora sendo uma só, tudo pode; E permanecendo em si mesma, tudo renova ; E através das gerações, transfundindo-se em todas as almas santas, forma os amigos de Deus e os profetas.”

Quem molda a própria vida pela virtude, torna-se agradável a Deus, e é recomendado, pelos dotes ou virtudes adquiridas com a educação e a disciplina mais louváveis. As graças de santificação e de mistério (profetas), significam geralmente porta-vozes de Deus, são uma comunicação da sabedoria eterna ou virtude do próprio Deus.
 
Jesus, mestre das virtudes e herdeiro de todos os dotes de Deus
  
Padre João Azeredo