26 de nov. de 2011

Encontro de Formação Cristã " Tensão no ADVENTO "

PARÓQUIA N.S.CONCEIÇÃO, REALENGO


Nossa Paróquia foi convidada por Monsenhor Luiz Arthur, a participar deste Seminário, em 26/11/2011, sobre a Liturgia do Advento cujo o tema foi : " Tensão no Advento ". Tensão porque existe uma preocupação com a festa de natal ( centro do período ), e pouco conhecimento da importância desta grande festa cristã.  

Hebreus 1 (1-14) 2 ( 1-18)




Começamos o dia com um café-da-manhã, seguido de apresentação do evento pelo Estudante de Teologia e Coordenador da Pastoral Litúrgica no Vicariato Oeste, Alex Soares. Durante a apresentação, Alex enfatizou o comportamento litúrgico de Maria. Seja sozinha, ou acompanhada, Maria vivia em oração meditando sobre a palavra de Deus. Devemos portanto refletir sobre nossa participação na Eucaristia.

Lucas 2 (19)
O canto nas celebrações deve perpassar pela leitura do dia, as preces devem relatar a realidade do povo, e os salmos devem entoar a Deus cantos de glória e redenção. Não podemos ficar presos somente a leitura verbal, temos que valorizar também as linguagens gestuais, prestando mais atenção visualmente!




" Jesus se transfigura
nas leituras eucarísticas. "

Alex Soares

 

 Reflexão sobre a espiritualidade 
e teologia do Advento


   
Wanderson de Souza

O Teológo 
Wanderson de Souza,
mestrando em Oração Eucarística II 
 (PUC/RJ), nos estimulou a analisar símbolos e o sentido do Advento (chegada).




Inicialmente, Wanderson nos fez refletir como Jesus Cristo foi sinal de contradição, mesmo sendo Rei :

" Sua coroa era de espinhos, sua túnica era emprestada e motivo de deboche, seu cedro era uma cana imposta pelos soldados judeus, e seu trono glorioso foi a cruz. " 

Marcos 15 (16-20)
" Nasceu fora dos palácios, sem luxo 
e com muita simplicidade. " 

Lucas 2 (12)
 
" Teve como seus primeiros adoradores,
depois de Maria e José, magos orientais astrólogos." 

Mateus 2 (1-12)

" Não pode ficar em Israel, sua terra natalícia 
( dita terra prometida por Deus ) 
e foi habitar no Egito ( terra pagã ). " 

Mateus 2 (13-15)


Mesmo diante de tamanha rejeição humana durante sua vida terrena, fez questão de obedecer a Deus nos sofrimentos e angústias. 

" Se fez homem e habitou entre nós. "


O que fez os reis magos se aproximarem de Jesus, foi justamente o que mais eles se vangloriavam : a sabedoria. Observavam astros e planetas do universo, e ao perceberem uma estrela diferente no céu resolveram segui-la. Os magos liam todo o tipo de texto ( inclusive livros proféticos, como o de Zacarias ), e o fato deles acreditarem no poder do cosmos e não poder de Deus, fez com que confirmassem na sua incredulidade que àquele menino tinha algo que nenhum outro tinha, um sinal forte e único da presença de Deus.

Mateus 2 (2)
 
Jesus ressuscitou ao 3º (terceiro) dia, para que não houvesse questionamento sobre sua ressurreição. Pois segundo concepção medicinal dos judeus, àquele que voltasse a vida até este dia não poderia ser considerado ressuscitado.Jesus Cristo desceu ao inferno porque ele é a boa-nova aos homens e mulheres que viveram antes dele.

" desceu a mansão dos mortos,
e ressuscitou ao terceiro dia.(...) " 

 " Liturgia não é Arqueologia. " 

" O Espírito Santo faz acontecer na 
comunidade aquele mistério vivido antes. "




Afirmou que a igreja vive a escatologia : Algo que já aconteceu e vai acontecer novamente de forma diferente para cada ser. Se no advento esperamos a vinda do Senhor, devemos enfeitar nossa casa e paróquia a partir da vigília de natal. E citou Frei Ariovaldo como referência no assunto.


A Liturgia se apropria de todos os sentidos corporais :

Ouvir a palavra de Deus;
Visualizar cores e símbolos;
Sentir cheiros de incensos;
Tocar no irmão, socializando; 
Saborear os alimentos que representam
cada período litúrgico;


Fomos convidados a repensar o maior valor que damos as festas litúrgicas menores, e o menor valor a festas grandes (Natal, Páscoa e Pentecostes, por exemplo).

Mesmo diante de problemas na formação e comunicação, Wanderson nos apresentou um panorama otimista. Há 20 (vinte) anos atrás, ninguém sabia nada sobre liturgia e hoje a realidade é diferente. 
 
No final, abriu-se espaço para perguntas e questionamentos. foi muito proveitoso !


Paróquia São Miguel