Neste Sábado, somos convidados meditarmos sobre os últimos acontecimentos da vida terrena de nosso Senhor Jesus Cristo. O Missal Romano define como o dia em que “ a Igreja fica parada junto ao sepulcro do Senhor, meditando a sua paixão e morte. ”
Assim como a Sexta-feira Santa, trata-se de um dia de silêncio e recolhimento, o sábado também é um dia de ansiosa espera pela ressurreição, pois sabemos que a morte não teve a última palavra e foi vencida.
Nesta noite, teremos a Solene Vigília Pascal, considerada a mais importante celebração da Igreja, também chamada “ a mãe de todas as vigílias ”. Nesta missa o sacerdote proclama solenemente a Páscoa da Ressurreição, e a Igreja rompe o silêncio que é tomado por uma grande e festiva alegria :
A celebração de hoje inicia-se fora da Igreja, com a preparação do Círio Pascal e a benção do fogo, em seguida, todos se dirigem ao interior da Igreja, o sacerdote apresenta três vezes o Círio, que representa a luz do Cristo ressuscitado ao povo dizendo : “ eis a luz de Cristo! ” e por três vezes a assembléia responde: “ demos graças a Deus! ”. Chegando ao altar, o celebrante lê o Precônio Pascal, que proclama a Páscoa de nosso Senhor. No Hino de louvor, tocam-se todos os sinos da igreja anunciando que estamos celebrando a festa mais importante do Calendário Litúrgico.
Por ser a missa da Ressurreição, a Igreja pede que os adultos que estiverem sendo preparados para o Sacramento do Batismo, o recebam preferencialmente nesta ocasião. Assim como Cristo morreu e ressuscitou, aqueles que nesta noite serão batizados morrem e renascem com ele para uma vida nova. Antes da celebração do batismo, é cantada a Ladainha de todos os Santos, seguida da benção e asperção da Água Benta ao povo. Todos os presentes renovam suas promessas batismais.
Teremos a grande alegria de ter em nossa paróquia, pela primeira vez, durante a celebração da Vigília Pascal, a Primeira Eucaristia de cinco adultos e um deles será batizado. Rezemos por esses membros em nossa comunidade, para que eles estejam cada vez mais abertos a graça do Espírito Santo e fortalecidos na Fé Cristã Católica Apostólica Romana. Guardemos portanto o silêncio no dia de hoje, e permaneçamos junto ao sepulcro do Senhor, para durante a noite podermos celebrar com nossa Igreja presente no mundo, a alegria da Páscoa.
“ Exulte o céu, e os anjos triunfantes, Mensageiros de Deus desçam cantando. Façam soar trombetas fulgurantes, a vitória de um Rei anunciando. Alegre-se também a terra amiga, que em meio as trevas resplandece ! E vendo dissipar-se a terra antiga, ao sol do eterno Rei brilha e se aquece. Que a Mãe Igreja alegre-se igualmente, erguendo as velas deste fogo novo, e escutem reboando de repente, o aleluia cantado pelo povo! ”
(Introdução do Precônio Pascal)
Uma Santa e abençoada Páscoa a todos!