12 de abr. de 2012

Tempo Pascal



Com Santa Missa da Vigília, no Sábado Santo, celebramos a ressurreição de Cristo e encerramos o Tríduo Pascal, que foi coroado de forma festiva, com a celebração da Eucaristia no Domingo de Páscoa :

Jesus ressuscitou !

Essa é a notícia que alegra os nossos corações, essa é a razão de nossa Fé e nossa Esperança, pois como nos diz São Paulo, se Cristo não ressuscitou, vã é a nossa Fé (1 Cor 15, 12-14).

Entramos agora na Oitava de Páscoa, que são os primeiros oito dias do Tempo Pascal. Trata-se de um prolongamento da Ressurreição de Jesus, mostrando toda a importância na Festa de Páscoa para nós. O tempo Pascal tem ao todo 50 (cinquenta) dias, que culminarão com a Solenidade de Pentecostes, quando Jesus envia o Espírito Santo sobre os Apóstolos reunidos com Maria Santíssima no Cenáculo.

 
Em cada missa celebrada durante o Tempo Pascal, em qualquer parte do mundo, a Igreja estará anunciando de modo especial a ressurreição do Senhor, que ao ressurgir da morte, venceu o Inferno abrindo-nos o paraíso e livrando-nos da morte, como nos recorda o Hino da Oração de Laudes do Domingo da Ressurreição : 

“ Desdobra-se no céu a rutilante aurora. Alegre, exulta o mundo ; Gemendo, o inferno chora. Pois eis que o Rei, descido à região da morte, àqueles que o esperavam conduz à nova sorte. ”


Vivamos com  intensidade o Tempo Pascal, deixemo-nos iluminar pela Luz do Ressuscitado que a Santa Igreja nos reapresentou na Vigília Pascal. Morramos para o pecado e ressuscitemos com Cristo para uma vida nova, na certeza de que ressuscitaremos um dia pra a Vida Eterna.

“ A ressurreição de Cristo não é fruto de uma especulação ou de uma experiência mística, é um acontecimento que ultrapassa a história, mas verifica-se num momento concreto da história e deixa nela uma marca indelével. A luz que encandeou os guardas de sentinela ao sepulcro de Jesus, atravessou o tempo e o espaço. É uma luz divina, que fendeu as trevas da morte e trouxe ao mundo o esplendor de Deus, o esplendor da Verdade e do Bem. ”
(Papa Bento XVI)


Que a Virgem Maria interceda por todos nós, para que tenhamos um Santo e Abençoado Tempo Pascal!