6 de abr. de 2012

Sexta-feira Santa

Celebração da Paixão do Senhor

 
A Igreja celebra hoje a Sexta-Feira Santa, em que recordamos a Paixão e a Morte de Cristo. Trata-se de um dia de silêncio, jejum e profunda reflexão a respeito do sacrifício de Cristo, que se fazendo homem, entregou-se por nós e morreu na cruz.

Hoje não se celebra a missa em nenhuma parte do mundo, sendo a confissão o único sacramento que pode ser ministrado neste dia. Em todas as igrejas, às 15H, horário em que Nosso Senhor morreu, ocorre a Celebração da Paixão, uma cerimônia marcada pelo silêncio, com o objetivo de inserir os cristãos no mistério de sua morte.

A celebração se inicia sem o canto de entrada, o sacerdote entra em silêncio e se deita aos pés do altar e, após alguns instantes em oração, dá início à celebração com o “ Oremos ” ( não é feito o sinal da cruz, que já foi feito na missa do dia anterior ). O ato Litúrgico segue com a liturgia da Palavra e a Leitura da Paixão de Cristo.

Terminada a homilia, inicia-se a Oração Universal, em que o celebrante faz 10 ( dez ) orações que resumem a oração de todo o mundo, cada oração é iniciada com uma introdução e finalizada com a oração propriamente dita. Após a oração universal, realiza-se o rito da Adoração da Cruz, onde todos os cristãos são chamados confirmar o significado do sofrimento de Cristo pela nossa salvação. Por fim, é distribuida a Sagrada Comunhão aos fiéis, com as hóstias consagradas na noite de quinta-feira ( uma vez que não se celebra a Eucaristia na Sexta da Paixão ). Terminada a comunhão, o padre recita o oremos final e todos se retiram em silêncio. Não é dada aos fiéis a benção final, que só será dada ao fim da missa de sábado.

O altar neste dia fica sem toalha, não são acesas velas ( as velas serão acesas somente quando o Santíssimo Sacramento for levado ao altar para a comunhão ), a procissão de entrada é feita sem a cruz processional, também não são colocadas flores ou qualquer outra planta na Igreja. Tudo isso para que possamos verdadeiramente contemplar o Cristo que se fez obediente até a morte.

 
Participemos com amor da Celebração da Paixão, adoremos o Cristo sacrificado na Cruz, com a certeza de que, como nos diz São Paulo : " Cristo crucificado é para nós poder de Deus, sabedoria de Deus. "
1Cor 1, 21-24

“ A morte é transformada por Cristo.
Jesus, o filho de Deus, sofreu ele também a morte, própria da condição humana. Todavia, apesar de seu pavor diante dela, assumiu-a em um ato de submissão total e livre à vontade do Pai.
 
A obediência de Jesus transformou
a maldição da morte em benção.” 
 
( Catecismo da Igreja Católica )