29 de jan. de 2012

O amor de Deus pelo Antigo Testamento - 3ª Parte



Eclesiástico 4 (15-18)
Sabedoria 7 (25-26) (18-29)





Eclesiástico 4, 15-18


“ Aquele que me escuta julgará com Verdade, e o que me prestar atenção habitará nas minhas íntimas moradas. Se confiar em mim, possuir-me-á, e a minha possa será confirmada na sua descendência. Pois tratarei com ele em segredo, e primeiramente, o porei à prova, incutir-lhe-ei, temor e trepidação, e investigá-lo-ei com tentações. Mas logo que me tiver acolhido no seu coração, e tiver eleito os meus ensinamentos, mostrar-lhe-ei o rosto, fá-lo-ei feliz, e desvendar-lhe-ei os meus arcanos.”



A sabedoria toma a palavra e continua a falar em primeira pessoa até o versículo 19, segundo o hebraico e o siríaco; o grego tem tudo em terceira pessoa. A sabedoria não pode fiar-se se não de quem está em disposto. Por isso, antes de se revelar a alguém, examina-lhe os sentimentos, comunica-lhe pouco a pouco. Se com os primeiros toques ele corresponde docilmente, seguir-se-á a plenitude das comunicações íntimas. Está é a sábia conduta de Deus para com os homens. Em perfeita harmonia com esta doutrina acha-se o princípio enunciado pelo (Salmos 18,27), no qual está dito que Seus “ com o sincero se faz sincero e com o fingido se faz tortuoso ”, adaptando-se assim às suas disposições; acha-se ainda a prática de Jesus Cristo, sabedoria encarnada, no seu ensino público, especialmente no uso das parábolas para instruir o povo.





 Sabedoria 7 (25-26) (18-29)


“ Ela é uma exalação do poder divino, um puro eflúvio da majestade do todo poderoso; por isso, nada de manchado nela entra. É um reflexo, da luz eterna, um espelho terno da atividade de Deus, e a imagem de sua bondade. Deus nada ama, afora o que convive com a sabedoria; porque ela é mais brilhante do que o sol, excede todas as constelações; comparada à luz, leva-lhe a palma.”

Descrição da sabedoria como procedente de Deus e irradiante dessa fonte de luz infinita. É imagem apta a dar-nos alguma idéia da procedência de uma pessoa divina da própria fonte da divindade. De onde São Paulo, usando expressão quase idêntica, define o verbo de Deus.



Quem desposa a sabedoria, 
torna-se amigo de Deus.


Pároco Pe.João Azeredo

Missa de SÃO MIGUEL

QUARTA 19H
IGREJA MATRIZ

MISSA em honra a  
Fortaleça sua fé através
 anjo intercessor de Deus.

28 de jan. de 2012

2º Ano S.S.V.P. Realengo

Conselho Particular S.S.V.P.

No Domingo, 22, a Paróquia de São Miguel teve o prazer em receber os membros do Conselho Particular do Realengo da Sociedade de São Vicente de Paulo, os “ Vicentinos ”, para comemorarem os 93 anos de Instituição desse Conselho e o 2º ano da gestão atual. O Conselho Particular do Realengo   (CPR), que é presidido atualmente pelo confrade João Bôsco Pinheiro, é composto por 9 (nove) conferências fundadas e 2 (duas) em formação, a saber :

Conferência N.S.da Conceição (Paróquia N. S. Conceição), Conferência São Lourenço (Paróquia e Capelania Militar São Sebastião), Conferência São José (Paróquia São José), Conferência N.S.das Graças e São João Batista ( Paróquia N.S.Graças e S.J.Batista), Conferência N.S.Guadalupe (Paróquia N.S.Guadalupe), Conferência São Raimundo Nonato (Capela S.R.Nonato/Paróquia N.S.Guadalupe), Conferência N.S.Fátima e São João de Deus (Paróquia N.S.Fátima e S.J.de Deus), Conferência São Miguel (Paróquia São Miguel); Em formação: Conferência N.S.Aparecida ( Paróquia N.S. Aparecida/Batan ) e Conferência N.S.Assunção (Paróquia N.S.Assunção). Cada conferência atua de forma coordenada e delimitada por sua paróquia, agindo de modo a minimizar as carências materiais e espirituais dos mais necessitados, independente de sua condição financeira, como nas palavras de


São Vicente de Paulo




“ Não sei o que mais dói :
se é um pobre pedindo pão 
ou um rico pedindo amor ”

  
E é desse modo que as conferências vicentinas agem em nossa região. Os vicentinos no Brasil desde 1872, com a fundação da Conferência São José, hoje pertencente ao Conselho Central Norte, estando organizado por 33 Conselhos Metropolitanos com 20 mil conferências reunindo cerca de 250 mil membros que são formados por homens, mulheres, adolescentes e crianças. Os vicentinos fazem do sonho de Ozanam, fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo - SSVP, que é formar uma grande rede de caridade, uma realidade. Venha fazer parte dessa grande "rede de caridade", procure a Conferência Vicentina em sua paróquia.


Foto: Marli Efigênia
Membros das conferências pertencentes ao CPR
* João Bôsco Pinheiro
Pres. Conselho Particular do Realengo