6 de mai. de 2012

Maio - Mês de Maria



Tradicionalmente, nossa Igreja Católica Apostólica Romana dedica este mês à Virgem Maria. Somos sempre convidados a renovar a devoção e nosso amor filial pela Mãe de Jesus, e devemos entender qual o papel que Ela deve ocupar em nossa vida.

Primeiramente, faz-se necessário saber que a veneração à Nossa Senhora encontra embasamento na Sagrada Escritura, como podemos ver nas palavras ditas pelo anjo ao anunciar que ela seria a mãe do Salvador :


“ Ave cheia de Graça! O Senhor é contigo ”.
(Lucas 1,28)

ou nas palavras de Isabel ao receber sua visita 

“ Bendita és tu entre as mulheres,e bendito o
 fruto do teu ventre ”
 (Lucas 1,42)

 Ou ainda na resposta de Maria, afirmando que deveria ser proclamada por todas as gerações como Bem Aventurada (Lucas 1,48).

A doutrina da Igreja, estabelece três tipos diferentes de cultos a serem prestados pelos fiéis:

Latria, Dulia e o Hiperdulia.

Latria é o culto de adoração que prestamos a Deus. Dulia é o culto de veneração que prestamos aos santos. Hiperdulia é o culto veneração especial que prestamos à Nossa Senhora. A Igreja não presta à Maria e aos Santos o mesmo culto que presta a Deus, pois só a Ele devemos adoração. Entretanto, o culto que a Igreja presta à Nossa Senhora reveste-se de um caráter especial e está acima do culto prestado aos Santos. Isto se deve ao papel especial que Ela ocupa no plano Salvífico de Deus, tendo sido escolhida para trazer ao mundo o próprio Deus feito homem. 

Quando Cristo, no caminho do calvário, entregou sua mãe ao discípulo que ele amava (João 19,26-27), entregou-a também a nós e desde então, por decreto do Senhor, somos todos Filhos de Maria, como nos recorda o Beato João Paulo II 

“ Na anunciação, Maria dá no seu seio a natureza humana ao filho de Deus ; aos pés da Cruz, em João, recebe no seu coração toda a humanidade. Mãe de Deus desde o primeiro instante da encarnação, ela torna-se mãe dos homens nos últimos momentos da vida do Filho, Jesus ”.

Celebrar o mês de maio é portanto, reafirmar o nosso amor por aquela que encontrou graças aos olhos de Deus, sendo escolhida para ser mãe do Salvador da humanidade. É para o “sim” de Maria e ter forças para dizer também o nosso “sim” aos planos do Senhor em nossas vidas. É olhar para o sim de Nossa Senhora e acreditar que Ela intercede verdadeiramente junto a seu filho por cada um de nós.

Tenhamos todos um Santo e Abençoado mês de Maio, com a Paz de Jesus e o amor de Maria!



 “Ao celebrar o ciclo anual dos mistérios de Cristo, a Santa Igreja venera com particular amor a bem-aventurada Mãe de Deus, Maria, que por um vínculo indissolúvel está unida à obra Salvífica de seu filho; em Maria, a Igreja admira e exalta o mais excelente fruto da redenção e a contempla com alegria como puríssima imagem do que ela própria anseia e espera ser em sua totalidade ” 

(Catecismo da Igreja Católica número 1172)