31 de dez. de 2013

Santa Mãe de Deus (A) - 2ª parte

A MÃE, O NOME E A CIDADANIA DE JESUS (A) 

Hoje, o assunto é a “cidadania” de Jesus: seu nome, sua identidade, seu lugar na sociedade humana. Antigamente essa festa era chamada a festa do nome de Jesus. O essencial da carteira de identidade é o nome. Identifica a pessoa no meio da massa, e diz também como se pode “chamar”, interpelar, pedir a contribuição desta pessoa, etc. O nome individualiza a pessoa, mas também a socializa. 

A segunda leitura de hoje nos fala de dois modos de inserção de Jesus na sociedade humana: nasceu de mulher, membro da família humana; e nasceu sujeito à lei, cidadão de uma comunidade política e religiosa. E exatamente por assumir a lei de um povo concreto, ele é um verdadeiro representante da humanidade. Quem não pertence a nada, não representa ninguém. Porque foi judeu, Jesus pôde ser o Salvador da humanidade. 

Conforme a lei, Jesus é integrado na comunidade judaica pela circuncisão no oitavo dia do nascimento (evangelho). Nessa oportunidade, lhes é dado o nome de Jesus, escolhido por Deus mesmo. Muita gente, quando escolhe o nome do filho, projeta nisso sua expectativa. Maria e José não escolheram o nome. Alinham-se com Deus, que projeta no nome de Jesus seu próprio plano de salvação, pois significa: “O Senhor salva”. Esse nome significa a participação pessoal de Deus na história da comunidade humana e política. Por isso, assim como o sacerdote Aarão no Ano Novo benzia os israelitas, invocando o nome do Senhor, nós também podemos benzer a nós e a todos com o nome de Jesus, uma prática popular muito significativa (primeira leitura)

O dia de hoje é oportuno para celebrarmos a “cidadania” de Jesus, porque é o início do ano civil. Ele é solidário conosco como cidadão.

Vamos ser solidários com Ele, construindo-lhe uma comunidade digna dele! 

Celebramos também a maternidade de Maria, Mãe de Deus. Em Jesus, Deus quis ter uma mãe. A inserção de um Deus em nossa história passa pela ternura materna. Sem esta, não se pode construir a história conforme o projeto de Deus. Assim Deus, na “sua” história salvífica, santificou uma dimensão especificamente feminina.

Que a sociedade machista entenda isso!

Pe.João Azeredo

Santa Mãe de Deus (A) - 1ª parte


Nascido de mulher, nascido sob a lei 

Quem se lembra da antiga liturgia gregoriana terá saudades hoje, da maravilhosa antífona Salve Sancta Parens (Salve, Santa Genitora), a participação de Maria no mistério da Encarnação. Celebramos a Oitava de Natal. Ora, ao oitavo dia do parto confere-se ao filho da circuncisão (nome antigo da festa), acompanhada da imposição do nome. É a integração na comunidade judaica. A segunda leitura ressalta a maternidade e o rito judaico:

“Nascido de mulher, nascido sob a Lei”
Gálatas 4, 4

Mediante a figura de Maria é celebrada a inserção de Jesus na humanidade especificamente, na comunidade judaica. Pois Jesus não era “bom demais” para nascer como homem. Nem para ser submetido à lei judaica. Com isso combinam bem o fato de celebrarmos essa festa no inicio do ano civil, lembrando a benção do ano novo israelita (primeira leitura), reforçada pelo pedido de benção (salmo responsorial). Aliás, o nome que Jesus recebe (evangelho) é uma benção: Ieshua, “Javé Salva”.

Através do nascimento maravilhoso, Maria deu Jesus à humanidade como um presente de Deus (cf. 4° domingo do Advento), no seio de um povo com leis e costumes, povo sobre o qual Deus faz “brilhar sua face”, e o nome de Jesus traz a benção do Senhor. 

Jesus, “o Senhor Salva”, este é o nome que doravante será invocado sobre a humanidade.
(cf. Num 6, 27). 

A medição da comunidade de Israel no projeto salvífico de Deus nos ensina que Ele não ama em geral abstratamente, mas através de pessoas e comunidades concretas. Só aquilo que é concreto pode ser realidade. Assim como Maria, no meio do povo de Israel, foi o caminho concreto para o Salvador, serão comunidades concretas as portadoras de Cristo como Salvação para o mundo de hoje. Assim, Maria é protótipo da Igreja e das comunidades eclesiais (cf. oração do dia)

A festa de hoje remete também à reconhecida discussão teológica que reclamou para Maria o título de Theótokos, “genitora (Mãe) de Deus(concílio de Éfeso). De certo, Deus não tem mãe, mas escolheu Maria como mãe para o Filho que em tudo realiza a obra de Deus. Santificou em Maria a maternidade quando o Filho assumiu a humanidade. Deus experimentou a realidade íntima da maternidade em Cristo. A maternidade é, como a humanidade, capax Dei, capaz de receber Deus... Deus é tão grande que conhece também o mistério da maternidade, e por dentro! 

Para captar isso talvez tenhamos de modificar um pouco nosso conceito de Deus.
Pe.João Azeredo

30 de dez. de 2013

Missa de Natal - 2ª parte

WILSON E JULIANA
FELIPE E INGRID
AIRTON E MARILENE
Os (três) casais confirmaram o seu amor diante da assembléia, aos pés da cruz de Cristo, e na presença do administrador Padre William, consagrando-se e renovando as promessas de Deus na missa do Natal.

Os casais acima confirmaram seus compromissos de noivado, enquanto o casal ao lado celebrou 27 (vinte e sete) anos de matrimônio.

"QUE O SENHOR OS FAÇA CRESCER E AUMENTAR NO AMOR MÚTUO" I Ts 3 (11-13)

Felipe é filho de paroquianos, já participou em nossa paróquia e está retornando com sua futura esposa.








"CELEBREM A JAVÉ PORQUE ELE É BOM, PORQUE SEU AMOR É ETERNO" Sl 136(135)
Juliane também é filha de paroquianos, e escolheu nossa igreja para dar um passo de fortalecimento de Fé e amor por ela, por seu amado Wilson e pela Igreja de Cristo.

"TODOS FOMOS BATIZADOS PARA SERMOS UM SÓ CORPO" I Cor 12 (12-26)
Airton e Marilene (Catequista), também são paroquianos e celebraram nesta missa quase 3 (três) décadas de vida matrimonial.

Enquanto "o mundo" aposta na desconstrução de famílias, nós temos que nos inspirar na vida de cada um deles, para através dos testemunhos vivenciarmos a luta pela Fé diariamente.

29 de dez. de 2013

Missa de Natal - 1ª parte

"A SALVAÇÃO ESTÁ DISPONÍVEL A TODOS" PE.WILLIAM
LITURGIA
1ª LEITURA
SALMO
2ª LEITURA
PE.WILLIAM
PRECES
COMENTARISTA
" NINGUÉM DEVE SER DISCRIMINADO NA IGREJA" PE.WILLIAM
HOMILIA
OFERTÓRIO
CORPO DE CRISTO
SANGUE CONSAGRADO


PASTORAL DA ACOLHIDA, ACOLHENDO BEM QUEM CHEGA NAS MISSAS

28 de dez. de 2013

Missa Galo - 2ª parte


BENÇÃO SOBRE NÓS
LITURGIA
PE.JOÃO PROCLAMANDO O EVANGELHO
1ª LEITURA
2ª LEITURA
SALMO 
COMENTÁRIOS
PRECES











PÃO E VINHO PARA CONSAGRAR
OFERTÓRIO

MINISTÉRIO DE MÚSICA
ANIVERSARIANTES

27 de dez. de 2013

Missa do Galo - 1ª parte

COMUNIDADE PRESENTE NA MISSA DO GALO

INCENSO SOBRE O ALTAR...
E IMAGEM DE JESUS

PE.WILLIAM E PE.JOÃO AZEREDO
CRIANÇAS DA CATEQUESE
EVANGELHO
HOMILIA

"EVITEMOS CONFLITOS E FAÇAMOS MAIS RECONCILIAÇÕES" PE.WILLIAM
"DEMOS GRAÇAS A DEUS PELAS NOSSAS VIDAS DIARIAMENTE"
CORPO
SANGUE

PARTIR DO PÃO EM UNIDADE POR CRISTO E PELA IGREJA
SAUDAÇÕES A NOSSO PE.JOÃO AZEREDO