12 de jan. de 2013

Batismo de nosso Senhor (A/B/C) - 1ª parte

Jesus recebe sua missão na oração


 O relato do apóstolo Lucas sobre o Batismo de Jesus, se caracteriza pela menção da oração, feição constante deste evangelho. Jesus, exemplo para o cristão, procura na oração a vontade do pai. Vontade que se manifesta na visão do céu aberto e na vinda do Espírito Santo (cf. comentário ano B). No conjunto da obra, o batismo é o início da atuação messiânica de Jesus (cf. Atos 10,37 1ª leitura). Por isso, segue-se a genealogia, como convém quando se descreve a investidura de um alto dignatário.

Nós podemos ver no fato de Jesus receber sua missão na oração, um exemplo para nossa vida. Recebemos a missão de Deus no encontro com Ele, em silêncio imerso no mistério da vida divina. Não recebemos por razões humanas (sucesso, insistência de partidários, ...), mas por buscar a vontade de Deus.


Observa-se que embora tendo contemplado Deus, Jesus não está separado do povo, mas participa com todo o povo no movimento que surgiu em torno de João Batista. Cristo é o protótipo do fiel na Igreja e na humanidade. A genealogia inserida por Lucas remonta até "Adão, filho de Deus". Assim seja o cristão:

Que participando com seus irmãos na comunidade do batismo, esteja em contínua união com o Pai e assuma sua missão para a salvação de todos.

Pe.João Azeredo