6 de jan. de 2013

Epifania de nosso Senhor (A/B/C) - 1ª parte

ONDE A ESTRELA PAROU ?
 
A festa da Epifania marca a fase final do natal. Históricamente6 (seis) de janeiro, é a data do Natal no Oriente. Mas a igreja ocidental latina, que celebra o Natal no dia 25 de dezembro (cf. ali a nota 1), conservou a data de hoje com o nome de EPIFANIA, tornando-a um sinal de unidade entre a Igreja oriental e a ocidental. 

Celebramos neste dia, a manifestação de Deus (Epifania-em grego), que pela figura dos reis magos, representando o mundo inteiro, vão adorar o menino Jesus em Belém. A liturgia retoma o tema da luz que não brilha, não só para o povo oprimido de Israel (1ª leitura Noite de Natal), mas para todos os povos, segundo a visão do profeta universalista que escreveu o fim do livro de Isaías (1ª leitura). Jerusalém, foi restaurada depois do exílio babilônico, e é vista como o centro para o qual convergem as caravanas do mundo inteiro. Essa visão recebe um sentido pleno quando reis astrólogos do oriente procuram o messias nascido de Davi nos arredores de Jerusalém, em Belém, cidade de Davi (Evangelho). A 2ª Leitura (Efésios 3,2-6), comenta esse fato como revelação do mistério de Deus também para os pagãos.

Toda a liturgia de hoje é permeada pelo sentido universal da obra de Cristo. Mas para não cairmos no universalismo abstrato e global das grandes declarações internacionais, que nunca chegam até o chão, encontramos aqui, como na festa da mãe de Deus, a inserção bem concreta de Jesus num ponto "parcial" da humanidade. Mesmo não sendo a menor das principais cidades de Judá (Mateus 2,6), Belém é um povoado que os magos nem sequer encontram no mapa. Contudo, nesse momento, é o centro do mundo. Ezequiel, por volta de 580a.C., chama esta aparentemente insignificante terra de Israel de "umbigo da Terra" (Ezequiel 38,12).

O ponto por onde passa a salvação
não precisa ser grandioso.

Belém não representa o império oficial do poderoso Herodes, mas a comunidade-testemunha. É o centro do mundo, não para si mesma, mas para quem procura o agir de Deus.

Deus se manifesta no meio dos pobres,
no Jesus pobre.

Pe.João Azeredo