17 de set. de 2011

Nossa Senhora das Dores


Em 15 de setembro, a Igreja celebra o dia de Nossa Senhora das Dores, e em nossa comunidade este dia foi celebrado com uma missa presidida pelo Pároco, Padre João Azeredo, no CIEP 244 Oswaldo Aranha. A Eucaristia celebrada no Colégio já se tornou uma tradição que se repete todos os anos.



















O dia de Nossa Senhora das Dores foi fixado pelo Papa Pio X e devemos entender qual o sentido desta data. Ao celebrar N.S.das Dores, estamos celebrando a dor que Maria sentiu diante da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, como disse Simeão:  


 “Eis que este menino está destinado a ser ocasião de queda e elevação de muitos em Israel e sinal de contradição. Quanto a ti, uma espada te transpassará a alma 
(Lc 2,34-35).”



Foram estabelecidas simbolicamente 7 (sete) dores sentidas pela virgem em 7 (sete) momentos distintos narrados pelo evangelho: A profecia do velho Simeão, a fuga para o Egito, a perda de Jesus aos doze anos durante a peregrinação à Cidade Santa, o caminho de Jesus para o Gólgata, a crucificação, a Deposição da cruz e a sepultura.


Portanto, celebrar esta festa é fazer memória de todos esses momentos, em que Maria não hesitou para estar ao lado de seu filho. Tenhamos a certeza de que assim como esteve ao lado de Jesus, Nossa Senhora está ao nosso lado, ajudando-nos a levar nossa cruz.





Nossa Senhora das Dores, rogai por Nós!





Pastoral da Comunicação