17 de set. de 2011

Você sabe o que é o Plano de Pastoral de Conjunto - PPC



Fiel a Jesus Cristo, a Igreja se compreende como serva da evangelização.Nela, tudo existe para que a boa-nova chegue a todos os corações e povos e para que, tendo ouvido creiam e, crendo, se salvem. Assim, na Igreja, evangelização e salvação se integram de um modo rico e singular, a fim de que Jesus Cristo seja tudo em todos (1 cor 15,28).

Em sua missão evangelizadora, a Igreja mergulha na vida dos povos, falando suas linguagens (AT 2, 7-8), valorizando e ajudando a desenvolver os sinais do Reino de Deus, mas também interpelando, questionando e indicando o que não está de acordo com o evangelho. É por isso que, nos quase dois milênios de existência, a Igreja assumiu jeitos diferentes de ser, enfrentou os problemas específicos de cada época, recompôs rumos, gerou santos (as) e acolheu carinhosa e contemplativamente o sangue dos mártires. Tudo isso tendo sempre em vista a evangelização.

O 11o Plano de Pastoral de Conjunto é, portanto, o esforço de respondermos a esse apelo missionário na segunda década do século XXI. Ele exige que olhemos com firmeza para a realidade carioca e, sob o impulso do Espírito Santo, compreendamos cada vez melhor os caminhos a serem percorridos para anunciar a boa-nova a uma cidade com as marcas próprias do Rio de Janeiro.

Ao fazê-lo, vamos discernir desafios, pistas e caminhos pastorais específicos para cada comunidade, movimento, associação ou paróquia. Respeitando as diferenças, o 11o PPC quer ser o elo de unidade de todos os católicos cariocas.Neste sentido ele é uma convocação,a caminharmos juntos,rumo aos mesmos objetivos,ainda que ocorra a diversidade no modo de os concretizar.Eis porque o 11o PPC será uma grande riqueza na medida em que,ouvindo o Espírito Santo, encontrarmos objetivos comuns para toda a Arquidiocese,referências para quem evangeliza no território da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Fonte: Plano de Pastoral de Conjunto 
Primeiro texto para a reflexão das comunidades