13 de fev. de 2012

O Amor de Deus pelo Antigo testamento - 4ª parte



Deuteronômio 6 (4-5) 30 (15-16, 20)
Josué 22 (4-6)




DT 6 (4-5) - Do homem para com Deus 

“ Ouve, Israel: O Senhor é nosso Deus, o Senhor é único. Amarás ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. Estas palavras, que hoje te recomendo, estejam gravadas em teu coração. ”

Dois princípios máximos : unicidade do verdadeiro Deus, e dever de amá-lo sem rivais ; princípios que jamais devem ser abandonados. A ordem porém, de trazê-los escrito na fronte, no braço e nos umbrais das casas, é puramente metafórica, simbólica - cf. Ex 13 (9-16). Mais tarde, os judeus interpretavam-na de forma totalmente literal e material. Escreviam os versículos 4-9 (com seus paralelos 11,13-21) num pequeno quadrado de pergaminho, dobravam-no cuidadosamente, fechavam-no num pequeno estojo de madeira ou metal, prendiam-no com correias na testa e no dorso da mão; e era também dependurado no estípite direito das portas das casas, à altura de um homem. Esse costume ainda perdura entre os hebreus. Mais constante e piedosa é entre eles a prática de recitar esses versículos  todos os dias pela manhã e à tarde nas orações, como símbolo da profissão de fé (à semelhança do credo).




DT 30 (15-16,20) – Promessas de Misericórdia    

“ Olha que hoje te propus a vida com o bem, e a morte com o mal. Fazendo o que hoje te ordeno, isto é, amando o Senhor, teu Deus, caminhando pelas suas vias e guardando os seus estatutos, preceitos e decretos, viverás e te multiplicarás, e o Senhor, teu Deus, te abençoará na terra para a qual te diriges a fim de tomar posse. Amando o senhor, teu Deus, obedecendo à sua voz e a ele aderindo ; porque a tua vida e a tua longevidade está em habitar na terra que o Senhor jurou dar a teus pais, a Abraão, a Isaac e a Jacó.




JS 22 (4-6) - As tribos orientais 
voltam para seu território 
“ Adora, pois, que o Senhor, vosso Deus, concedeu descanso aos vossos irmãos, como lhes havia prometido, voltai e dirigi-vos às vossas moradas, à terra que vos pertence, que Moisés, servo do Senhor, vos deu na outra margem do Jordão. Entretanto, cuidai de observar os preceitos e a lei que Moisés, servo do Senhor, vos impôs, amando o Senhor, vosso Deus, seguindo todos os seus caminhos, observando suas ordens, permanecendo unidos a ele e servindo-o com todo o vosso coração e com toda a vossa alma. Depois Josué os abençoou e os despedi, e eles voltaram às suas moradas.

 
O caminho do Senhor é o método de vida que Deus, por meio de suas ordens, estabeleceu, como o próprio Josué explica com suas palavras que seguem: observando as suas ordens...


Pároco Pe.João Azeredo