21 de fev. de 2012

QUARESMA - Conversão








Piedade, ó Senhor, tende piedade,
pois pecamos contra vós !






Hoje, quarta-feira de Cinzas, juntamente com toda a Igreja, nós entramos no período da quaresma, serão 40 dias em que todos nós, cristãos, somos convidados a preparar nossas almas para a celebração dos mistérios centrais de nossa Fé : a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Cristo.
Esses dias estão diretamente ligados aos 40 (quarenta) dias em que Cristo jejuou no deserto. Cada vez que vivenciamos a quaresma, a Igreja nos convida a reviver os mesmos momentos que nosso Senhor passou no deserto :  


“ A Igreja se une a cada ano, mediante
 os dias da grande Quaresma, 
ao mistério de Jesus no deserto”.
(Catecismo da Igreja Católica, número 540)

Trata-se de um período de conversão, um grande “ retiro espiritual ” de toda a Igreja, onde somos chamados a rever nossas condutas, e através de uma boa confissão sacramental, nos reconciliarmos com Deus, e com irmãos e irmãs. Somos ainda convidados a fortalecer três práticas essenciais para o exercício de nossa Fé cristã : o jejum, a oração e a caridade.

Neste período, iremos perceber algumas mudanças na Liturgia : O silêncio deverá se fazer mais presente em nossas celebrações, as flores serão retiradas das igrejas, o hino de louvor não será entoado, não entoaremos o “ aleluia ” e a cor roxa será introduzida como sinal de penitência. Tudo isso para que possamos santificar-nos através da contemplação e reflexão sobre o Sofrimento de Cristo, como nos recorda São Boaventura : 

“Não existe exercício mais apropriado 
para santificar a tua alma que a meditação
 dos sofrimentos de Jesus Cristo.”


Que na noite de hoje, ao recebermos em nossas cabeças as cinzas das mãos do sacerdote, possamos adentrar de forma completa neste forte período que a Igreja nos propõe, para que ao final desses 40 (quarenta) dias, possamos celebrar com Cristo a vitória da Páscoa.


 
Convertamo-nos e creiamos no Evangelho!
 Uma santa e abençoada quaresma a todos!