27 de nov. de 2011

1ª Eucaristia - 2010/2011



Em 27/11/2011, as 10H, celebramos na Igreja Matriz, em Paróquia São Miguel, 31 ( trinta e uma ) crianças da catequese que receberam pela primeira vez o Sacramento da Comunhão.






As crianças foram preparadas por dois anos, passando pela primeira e segunda fase da catequese, onde aprenderam sobre a Palavra de Deus e a doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana. Após esse processo de preparação espiritual, foram consideradas aptas pelas catequistas, Tânia e Marlucia, para receberem o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo.









Padre João Azeredo

Nosso pároco pde.João Azeredo, recordou a importância desse ato de fé na vida das crianças. Padre João confirmou que elas ficarão mais intimamente ligadas à Jesus Cristo, participando da comunhão de seu Corpo e Sangue.


  
" Este é o meu corpo (...) "

" Este é o meu sangue (...) "


Na homilia, explicou a função do período Advento, enquanto preparação para o Natal, e sobre a expectativa da segunda vinda de Jesus Cristo. É necessária constante vigilância, como nos pede o evangelho.

Todas as crianças foram reforçadas por informações sobre o significado do sacramento que estavam recebendo, e convidadas a não abandonar a vivência da Fé Cristã e a participação em missas dominicais.



Após a homilia, os catequisandos acenderam suas velas no Círio Pascal ( representação da luz do Cristo ressuscitado), e diante do Sacerdote renovaram as promessas do batismo, feita por seus pais e padrinhos pelas suas vidas.




No momento da comunhão as 31 ( trinta e uma ) crianças, receberam das mãos do padre, o corpo e o sangue de Jesus Cristo. Foi um momento de profunda espiritualidade e emoção, tanto para as crianças que comungaram como para seus pais, familiares e amigos.














No fim da celebração, foi feita uma homenagem as catequistas que ao longo desses dois anos participaram da vida das crianças, de modo especial as da segunda fase : Tânia e Marlúcia. A catequista da perseverança, Marilene, convidou todos os novos comungantes a estarem presentes sábado que vem na Pastoral da Perseverança, as 09H.



Ministério de Música, animou a missa

Cabe a cada um de nós dar graças a Deus, por este momento tão bonito vivido em comunidade. Rezemos por  esses meninos e meninas que receberam a Primeira Eucaristia, para que eles se mantenham firmes na Fé e que este momento tenha sido apenas a primeira das muitas Eucaristias que receberão. Que a Virgem Maria conceda a cada uma delas, o dom da perseverança.

1º Domingo Advento (B)

" Deus vem como Redentor "




Um Deus salvador e redentor nos vem ao pensamento quando as coisas vão mal e uma situação é humanamente insolúvel. Mas está certa essa concepção de Deus e de sua manifestação no meio de nós? Será justo pedir à sua onipotência que resolva nossos problemas? Não seria mais digno o homem aceitar sua derrota e desafiar o destino com suas próprias forças, em lugar de recorrer à força de Deus?




Certamente impõe-se uma purificação da imagem que temos de Deus; mas a afirmação de sua transcendência não leva a concluir que ele não se interesse por nós de modo concreto e imprevisível como o amor. Ele é um “Deus dos homens”, não o Deus cósmico distante e perfeito no seu ser divino. Fez-nos à sua imagem, e por isso a nossa identidade não pode prescindir de sua fisionomia; ele, que nos deu a vida, faz parte de nossa história, e por isso nosso futuro só se cumprirá mediante a realização do seu plano; Ele nos criou livres e por isso não força as nossas decisões, mas intervém suavemente e espera com paciência que aceitemos dialogar com ele como pessoas.

 

Evangelho deste domingo: Marcos 13, 33-37 

" Vigiai: não sabeis quando o dono da casa vem "


 
 
“ Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando. Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: Vigiai !

Padre João Azeredo

Advento



O tempo do Advento possui duas características : sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do filho de Deus entre os homens;


 

É também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda de  Jesus Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o termo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa;


 
O tempo do Advento começa com as primeiras vésperas do domingo que cai no dia 30 de novembro ou no domingo que lhe cai mais próximo, terminando com a Solenidade do Natal do Senhor. Os domingos deste tempo são chamados Primeiro, segundo, terceiro e quarto domingo do advento.

 Padre João Azeredo

26 de nov. de 2011

Encontro de Formação Cristã " Tensão no ADVENTO "

PARÓQUIA N.S.CONCEIÇÃO, REALENGO


Nossa Paróquia foi convidada por Monsenhor Luiz Arthur, a participar deste Seminário, em 26/11/2011, sobre a Liturgia do Advento cujo o tema foi : " Tensão no Advento ". Tensão porque existe uma preocupação com a festa de natal ( centro do período ), e pouco conhecimento da importância desta grande festa cristã.  

Hebreus 1 (1-14) 2 ( 1-18)




Começamos o dia com um café-da-manhã, seguido de apresentação do evento pelo Estudante de Teologia e Coordenador da Pastoral Litúrgica no Vicariato Oeste, Alex Soares. Durante a apresentação, Alex enfatizou o comportamento litúrgico de Maria. Seja sozinha, ou acompanhada, Maria vivia em oração meditando sobre a palavra de Deus. Devemos portanto refletir sobre nossa participação na Eucaristia.

Lucas 2 (19)
O canto nas celebrações deve perpassar pela leitura do dia, as preces devem relatar a realidade do povo, e os salmos devem entoar a Deus cantos de glória e redenção. Não podemos ficar presos somente a leitura verbal, temos que valorizar também as linguagens gestuais, prestando mais atenção visualmente!




" Jesus se transfigura
nas leituras eucarísticas. "

Alex Soares

 

 Reflexão sobre a espiritualidade 
e teologia do Advento


   
Wanderson de Souza

O Teológo 
Wanderson de Souza,
mestrando em Oração Eucarística II 
 (PUC/RJ), nos estimulou a analisar símbolos e o sentido do Advento (chegada).




Inicialmente, Wanderson nos fez refletir como Jesus Cristo foi sinal de contradição, mesmo sendo Rei :

" Sua coroa era de espinhos, sua túnica era emprestada e motivo de deboche, seu cedro era uma cana imposta pelos soldados judeus, e seu trono glorioso foi a cruz. " 

Marcos 15 (16-20)
" Nasceu fora dos palácios, sem luxo 
e com muita simplicidade. " 

Lucas 2 (12)
 
" Teve como seus primeiros adoradores,
depois de Maria e José, magos orientais astrólogos." 

Mateus 2 (1-12)

" Não pode ficar em Israel, sua terra natalícia 
( dita terra prometida por Deus ) 
e foi habitar no Egito ( terra pagã ). " 

Mateus 2 (13-15)


Mesmo diante de tamanha rejeição humana durante sua vida terrena, fez questão de obedecer a Deus nos sofrimentos e angústias. 

" Se fez homem e habitou entre nós. "


O que fez os reis magos se aproximarem de Jesus, foi justamente o que mais eles se vangloriavam : a sabedoria. Observavam astros e planetas do universo, e ao perceberem uma estrela diferente no céu resolveram segui-la. Os magos liam todo o tipo de texto ( inclusive livros proféticos, como o de Zacarias ), e o fato deles acreditarem no poder do cosmos e não poder de Deus, fez com que confirmassem na sua incredulidade que àquele menino tinha algo que nenhum outro tinha, um sinal forte e único da presença de Deus.

Mateus 2 (2)
 
Jesus ressuscitou ao 3º (terceiro) dia, para que não houvesse questionamento sobre sua ressurreição. Pois segundo concepção medicinal dos judeus, àquele que voltasse a vida até este dia não poderia ser considerado ressuscitado.Jesus Cristo desceu ao inferno porque ele é a boa-nova aos homens e mulheres que viveram antes dele.

" desceu a mansão dos mortos,
e ressuscitou ao terceiro dia.(...) " 

 " Liturgia não é Arqueologia. " 

" O Espírito Santo faz acontecer na 
comunidade aquele mistério vivido antes. "




Afirmou que a igreja vive a escatologia : Algo que já aconteceu e vai acontecer novamente de forma diferente para cada ser. Se no advento esperamos a vinda do Senhor, devemos enfeitar nossa casa e paróquia a partir da vigília de natal. E citou Frei Ariovaldo como referência no assunto.


A Liturgia se apropria de todos os sentidos corporais :

Ouvir a palavra de Deus;
Visualizar cores e símbolos;
Sentir cheiros de incensos;
Tocar no irmão, socializando; 
Saborear os alimentos que representam
cada período litúrgico;


Fomos convidados a repensar o maior valor que damos as festas litúrgicas menores, e o menor valor a festas grandes (Natal, Páscoa e Pentecostes, por exemplo).

Mesmo diante de problemas na formação e comunicação, Wanderson nos apresentou um panorama otimista. Há 20 (vinte) anos atrás, ninguém sabia nada sobre liturgia e hoje a realidade é diferente. 
 
No final, abriu-se espaço para perguntas e questionamentos. foi muito proveitoso !


Paróquia São Miguel

28º Assembléia Arquediocesana

Santuário N.S.Penha, Penha - RJ


Nos dias 26 e 27 de Novembro de 2011, ocorreu uma Assembléia que reuniu toda a Arquediocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Foram debatidos temas e situações analisadas no 11º Plano de Pastoral de Conjunto, onde estão definidas ações na Igreja Católica Apostólica Romana para a  cidade do Rio de Janeiro, tais como : Criação de ministérios, pastorais, reformulação da atuação paroquial e outros. Ao final de cada tema houve votação para aprovação ou rejeição do plano.


A sensação de paz em Santuário de N.S. da Penha, contribuiu para o êxito do evento. Era abundante a união, e visível na face e nas falas de cada um dos presentes o desejo de melhorias. Levamos deste encontro a alegria de participar de discussões importantes a nossa Igreja, representando a Paróquia São Miguel. 
 
Celebração da Santa Missa, todos os dias


Assembléia presidida por Dom Orani e Monsenhor Joel


" não nos acomodemos
com os passos já dados "

  Dom Orani João Tempesta


Silvia, Pde.João, Luís, Ir.Rita e Paula