13 de fev. de 2013

QUARTA-FEIRA DE CINZAS (A/B/C) - 2ª parte


O fim é a conversão, a volta para Deus, que na 2ª leitura ganha um tom de esperança e alegria, bem de acordo com o evangelho, que manda usar perfume para não se ostentar o jejum. Conversão é encontro com Deus que se volta para nós (1ª Leitura). Portanto, é uma razão de alegria. Oxalá fosse concebida assim o sacramento da penitência neste "tempo favorável".

A oração do dia e das oferendas falam de combates, e domínio de si mesmo. O importante no jejum não é o que nós fazemos, mas a maravilha que Deus opera. Nossa parte é preparar-nos para receber sua graça. A conversão não é tanto fazer algo quanto deixar-se fazer por Deus (prefácio). Na quaresma vamos dar maior chance a Deus para agir em nós, refreando todos os instintos egoístas, os do ter e do dominar, tentando acompanhar aquele que se libertou completamente em obediência a Deus e doou-se por nós por amor.

Impondo certas restrições aos nossos impulsos, abrimos em nosso coração mais espaço para Deus e seus filhos. Por isso neste dia cabe a abertura da Campanha da Fraternidade 2013.

A melhor penitência é abrir espaço para Deus
e para nossos irmãos. 
Pe.João Azeredo