17 de fev. de 2013

1° Domingo da Quaresma (C) - 1ª parte

JESUS RESISTE A TENTAÇÃO
Quaresma : quadragésimo dia antes da Páscoa.

Na Igreja das origens, era o tempo de preparação para o batismo na noite pascal. Aprendia-se o Credo. Por isso, a 1° (primeira) leitura de hoje cita o “Credo do israelita”. Ao oferecer as primícias da terra na primavera (março a maio, em Palestina), os israelitas se lembravam dos quarenta anos passados no deserto, sob a firme condução de Javé Deus - conclusão da peregrinação iniciada por Abraão nas origens do povo. Para ser liberto da escravidão, Israel atravessou o deserto durante quarenta anos, marcando o tempo de uma geração. Tudo isso, o israelita recordava anualmente ao oferecer suas primícias a Deus.

O cristão, ao apresentar-se diante de Deus, seja na comunidade reunida em assembléia, seja no silêncio de seu coração, recorda uma outra libertação: Jesus da morte para a glória (a passagem da morte para a vida). “Ele é o Senhor. Deus O ressuscitou dos mortos” (Romanos 8,10 - 2° leitura), para poder proclamar esta fé, na noite do “novo dia” (Páscoa). O cristão passa um “tempo de quarentena”, para sair completamente renovado.

Jesus também passou por esse “tempo” (evangelho).Reviveu toda a história do povo. Conheceu a tentação da fome (cf. Num 14), mas recordou o ensinamento de Deus:
“Não se vive só de pão” 
(Deuteronômio 8,3)

Conheceu a tentação do bezerro, ou seja, de adorar um falso deus, que fornecesse riqueza (cf. Ex 32); E respondeu com a palavra de Deus:
“Só a Deus adorarás”
 (Deuteronômio 6,13)

Conheceu a tentação mais refinada que se pode imaginar, a de manipular o poder de Deus para encurtar o caminho; Mas a experiência de Israel, resumida em Deuteronômio, lhe oferece novamente a resposta:

“Não tentarás o Senhor, teu Deus”
 (Deuteronômio 6,16) 

 Pe.João Azeredo