17 de fev. de 2013

1º Domingo da Quaresma (C) - 4ª parte


A renovação de nossa opção de fé não acontece na base de algum exercício piedoso ou cursinho teórico. Trata-se de uma luta, como foi a tentação de Jesus no deserto, ao longo de quarenta dias. A fé se confirma e se aprofunda em sucessivas decisões, como as de Jesus, quando resistia com firmeza e perspicácia às tentações mais sutis: riqueza, poder, sucesso.

Precisamos de treinamento em nossa opção por Deus. Antigamente, esse treinamento consistia no jejum, na mortificação corporal. Mas em nossa situação da America Latina, empobrecida e desigual, o treinamento da opção da fé se realiza sobretudo na sempre renovada opção pelos pobres e excluídos, no adestramento para a solidariedade cristã. A Campanha da Fraternidade nos treina para coloca-la em prática. Adestra-nos para enfrentar os demônios de hoje, a tentação da idolatria da riqueza, da dominação, da discriminação e da competição.

Exercitemos a nossa opção de fé, praticando-a na solidariedade fraterna, para com Jesus chegarmos à doação da própria vida, na hora da grande prova.

Quem não se exercitar, talvez não saberá resistir.

 Pe.João Azeredo