JESUS DE MARIA, BENÇÃO DO POVO
Que sentido tem para você a celebração de um novo ano? Mais uma festinha ou farra? Um costume social? Uma ocasião para demonstrar carinho para com amigos? Trocar votos de paz e felicidade, e injetar um pouco de otimismo em si mesmo e nos outros?
Para nós, cristãos, o novo ano litúrgico começou há um mês, no 1º domingo do Advento. Celebrar o Ano-Novo no dia 1 de Janeiro não é próprio da Igreja, mas os cristãos participam desta celebração como cidadãos da sociedade civil. Participam desta celebração, com a festa de Maria, mãe do Deus Salvador - Jesus Cristo.
Por que a Igreja marca este dia com uma festa de Maria,
mãe de Deus?
É um voto de paz e benção para a sociedade, e para o mundo! Pois o filho de Maria é uma benção para toda a humanidade, e também será neste ano civil que se inicia.
A 1ª Leitura de hoje (31/12/12-01/01/13) nos faz ouvir a benção de Deus transmitida pelos sacerdotes do templo de Jerusalém. Maria nos transmite uma benção maior, da parte de Deus: o seu filho, Jesus. Neste dia, os nossos votos de paz devem ser a extensão desta benção que Maria fez chegar até nós.
Desta forma, nossos votos serão autenticamente cristãos, e não apenas uma fórmula social, um desejo egoísta, e mera bajulação de "amigos importantes"... Devemos desejar aos nossos amigos aquilo que veio até nós em Cristo: o amor de Deus na doação da vida pelos irmãos. Este é o verdadeiro motivo, que convém dividir neste dia mundial da paz:
Somente onde reinam os sentimentos de Jesus (esquecimento de si para o bem dos irmãos, como pessoas e como sociedade), pode existir a paz que vem de Deus.
Somente onde reinam os sentimentos de Jesus (esquecimento de si para o bem dos irmãos, como pessoas e como sociedade), pode existir a paz que vem de Deus.
Pe.João Azeredo