8 de dez. de 2012

Dia de Imaculada Conceição

 

Celebrar a Imaculada Conceição de Nossa Senhora é fazer memória do Dogma proclamado em 1854 pelo Papa Pio IX. Segundo este Dogma, a Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua Concepção (Conceição), por isso podemos afirmar com absoluta certeza que a Concepção de Nossa Senhora, deu-se de forma Imaculada.

Todos nós somos pecadores e já nascemos marcados pelo pecado original, marca que é apagada pelo Sacramento do Batismo. A Virgem Maria foi completamente preservada de qualquer marca de pecado desde o primeiro instante de sua Concepção no ventre de sua mãe. É esta a grande Verdade que hoje a Igreja celebra.

É importante termos em mente que Maria foi preservada do pecado, não por méritos próprios, mas por obra e graça de Deus, em vista da Missão de trazer ao mundo o Salvador. Para que Jesus pudesse fazer-se homem no ventre de uma mulher, essa mulher precisaria ser pura, sem pecado e é somente por essa ótica que podemos e devemos entender esta Verdade de Fé.

O Dogma da Imaculada Conceição junta-se a outros três dogmas Marianos, formando assim, um conjunto de Quatro Dogmas proclamados pela Igreja referentes à Virgem Maria:

Virgindade Perpétua 
Permaneceu Virgem antes, durante e após
o nascimento de  Jesus Cristo.


Maternidade Divina 
É verdadeiramente mãe de Deus.

Assunção de Nossa Senhora 
Terminado o curso de sua vida terrestre, 
foi elevada ao Céu em corpo e alma.

Que neste dia, ao celebrarmos esta importante Solenidade Mariana, possamos todos juntos entregar nossas vidas a Jesus através das mãos puríssimas de sua Mãe, dizendo a uma só voz: 
"Ó Maria concebida sem pecado,
rogai por nós que recorremos a vós !"

"Em honra da santa e indivisa Trindade, para decoro e ornamento da Virgem Mãe de Deus, para exaltação da fé católica, e para incremento da religião cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e com a nossa, declaramos, pronunciamos e definimos a doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus e, portanto, deve ser sólida e constantemente crida por todos os fiéis."

(Proclamação do Dogma – Papa Pio IX)