25 de dez. de 2012

O Tempo do Natal


A Igreja não considera nada mais venerável, após a celebração anual do mistério da Páscoa, do que comemorar o Natal do Senhor e suas primeiras manifestações, o que se realiza no tempo do Natal.

O tempo do Natal vai das Primeiras Vésperas do Natal ao domingo depois da Epifania ou domingo depois do dia 6 de janeiro.

A missa da Vigília do Natal é celebrada à tarde do dia 24 de dezembro. No dia do Natal do Senhor, segundo a antiga tradição romana, pode-se celebrar a missa três vezes, a saber: à noite do dia 24, na aurora do dia 25 e durante o dia 25. Em nossas comunidades paroquiais o costume é celebrar a missa da noite e a missa do dia.

O Natal do Senhor tem a sua organização do seguinte modo:

A)No domingo dentro da oitava, ou em falta dele, no dia 30 de dezembro celebra-se a festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José;

B)No dia 26 de dezembro, celebra-se a festa de Santo Estevão, Protomartir;

C)No dia 27 de dezembro , celebra-se a festa de São João, Apóstolo e Evangelista;

D)No dia 28 de dezembro, celebra-se a festa dos Santos Inocentes;

E)Os dias 29, 30 e 31 de dezembro são dentro da Oitava do Natal;

F)No dia 1 de janeiro, oitavo dia do Natal, celebra-se a Solenidade de Santa Maria mãe de Deus, na qual se comemora também a imposição do Santíssimo Nome de Jesus.

O domingo que ocorre entre os dias 2 e 6 de janeiro é o segundo domingo depois do natal.

A Epifania do Senhor é celebrada no dia 6 de janeiro, a não ser que seja transferida para o domingo entre os dias 2 e 8 de janeiro, nos lugares onde não for considerado dia santo de guarda.

No domingo depois do dia 6 de janeiro, celebra-se a festa do batismo do Senhor.
Pe.João Azeredo