9 de dez. de 2012

2º Domingo Advento - 1ª parte (C)

PREPARAÇÃO P/ VINDA DO SENHOR




Somos chamados a crescer até estarmos na altura de receber Deus; Mas, nesse crescimento, a força que nos anima, é o próprio fato Dele se voltar para nós. O que faz um aluno crescer é a atenção que o professor lhe dedica. O que faz uma criança andar, é a mão estendida da mãe. Por isso, nosso crescimento para a perfeição se alimenta da contemplação do Deus que vem até nós. Na liturgia de hoje, esta perspectiva é considerada, por assim dizer, a médio prazo (no domingo será a curto prazo). Lucas situa no decurso da história humana o despontar do Reino de Deus, na atividade do precursor, João Batista (evangelho). Ainda não se enxerga o "Sol da justiça", mas seus raios já abrasam o horizonte. A perspectiva é ainda distante, mas segura:

" Toda a humanidade enxergará
a salvação que vem de Deus " 
( Lc 3,6 cf.1ª Leitura). 

Para isso, João Batista prega um batismo que significa conversão, lembrando a renovação pelas águas do dilúvio, do Mar vermelho, e do Jordão atravessado por Josué.

João Batista usa a imagem do aplanar o terreno, abrir uma estrada para que o Reino de Deus possa chegar sem obstáculo. É a imagem com qual o Segundo Isaías anunciou a volta dos exilados, liderados pelo mesmo Deus (Is 40, 3-4; 42, 16-17...) e que mais tarde, o livro de Baruc utilizou para incentivar a "conversão permanente" do povo a confiança em Deus (Baruc 5,7; 1ª Leitura). Deus realiza sua obra, convoca seus filhos de todos os lados (Baruc 3,4), deixa sua luz brilhar sobre o mundo inteiro (Baruc 3,3). A volta do exílio foi uma prova disso (cf.salmo responsorial). Mas agora, João anuncia a plenitude. É preciso "aplainar" radicalmente o caminho no coração da gente.

A oração do dia, fala no mesmo sentido: tirar de nosso coração todas as preocupações que possam impedir Deus de chegar até nós. Se pode entender isso num sentido individual. Mas não é só isso. Vale também para a sociedade. Devemos tirar os obstáculos do homem e das estruturas que o condicionam. Renovação interior de cada um e renovação de nossa sociedade são as condições que a chegada do reino, a médio prazo, nos impõe.

Portanto, o reino não age sem nós. Não somos nós que o fazemos, mas oferecemo-lhe de se implantar. Como o governo oferece condições a indústrias de fora para se implantar. No caso do Reino, podemos contar com os lucros do investimento...Estes lucros são "o fruto da justiça" de que Paulo fala (Filipenses 1,11 - 2ª Leitura). O Reino de Deus não vem somente pedir contas a nós; Leva-nos a produzir, o que Deus ama (pois Ele nos ama).

O reino já começou sua produção entre nós, desde a primeira vinda de Jesus. Porém, fica ainda para se completar. O que João pregou naquela oportunidade continua válido enquanto a obra não for completada. Somente, estamos numa situação melhor do que aos ouvintes de João. Nós já podemos contemplar os frutos da justiça brotados de um verdadeiro cristianismo. Seja isso mais uma razão para dar ouvido à sua mensagem. Na medida em que transformarmos nossa existência histórica em fruto do Reino, entenderemos melhor a perspectiva que transcende a nossa história, cuja esperança celebramos em cada advento (oração final).
Pe.João Azeredo