30 de dez. de 2012

Missa Sagrada Família (C) - 1ª parte

JESUS CRESCEU
EM SABEDORIA E GRAÇA

 
Lucas coloca a visita de Jesus ao templo, sob o signo da sabedoria, como também a subsequente notícia sobre a vida escondida em Nazaré.

Ele cresce e revela seu crescimento em sabedoria, idade e graça diante de Deus e dos homens. Ao mesmo tempo que exprime sua verdadeira humanidade. Nesta notícia há um programa para a educação cristã.

Quanto a cristologia, o crescimento de Jesus contradiz o docetismo (doutrina da humanidade aparente). Seu crescimento em sabedoria causa admiração, já que costumamos achar que Ele devia saber de tudo. 

Resposta sobre o conhecimento divino de Jesus :

Não é um conhecimento enciclopédico universal; Bastou que Ele tenha conhecido sem sombra de dúvida a vontade de Deus em sua vida;

Ele é encarnado em uma psicologia humana autêntica, progressiva e alimentada pelo contato com a realidade vivida. O processo humano do saber realiza-se num modo divinamente perfeito, dentro de seu gênero, com as características do humano. Isso não exige um QI excepcional, mas uma autênticidade humana historicamente situada e limitada, que "aprendeu" (cf.Hebreus 5,8) desde a infância a colocar seu crescente saber humano totalmente a serviço da vontade divina, manifestando-se Nele a infusão do espírito de Deus.

O breve relato de Lucas aponta também qual deve ser o "interesse" da educação cristã: o crescimento em graça e sabedoria diante de Deus e diante dos homens. O mais importante não é o desenvolvimento da inteligência, mas da graça, ou seja, da bondade e lealdade que une Deus e o homem em aliança (arésed). A faísca do Criador na criatura, faz com que o contato com uma pessoa "cheia de graça" se transforme numa manifestação do próprio Deus. Esta qualidade se desenvolvia em Jesus em compasso com o desenvolvimento de sua personalidade.  Lucas acrescenta: "Diante de Deus e dos homens". Que significa: na oração, diante do Pai, procurando conhecer-lhe a vontade e responder-lhe com leal carinho; E na vida, no meio dos homens, partilhando com eles o saber e transformando-o em manisfestação de carinho de Deus. É esse o programa da educação cristã.

Pe.João Azeredo