28 de mar. de 2013

Quinta-Feira Santa (A/B/C) - Última Ceia - 3ª parte

O LAVA-PÉS, EXEMPLO DE JESUS


“Ensina-me a amar”

Não sabemos amar, muito menos amar até o fim. Quem no-los ensina é Jesus. “Antes da Páscoa... amou-os até o fim... Eu dei o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu vos fiz ” (Jo 13,1-15 Evangelho).

João,  nos situa hoje no contexto da páscoa. Para os judeus, a ceia pascal é a principal celebração da memória de sua história, de sua identidade. Eles comemoram a passagem do Senhor, que os libertou da escravidão e fez deles um povo (1° leitura). Jesus, celebrando a páscoa com os doze discípulos, fez da páscoa o memorial de sua passagem, missão da parte de Deus, e da volta ao Pai. Através do dom da vida na cruz, Ele fez da páscoa o memorial de seu amor até o fim.

Paulo nos transmite a tradição geral da Igreja a respeito da Ceia do Senhor: A eucaristia do pão e do vinho, corpo e sangue (2° leitura). João, narra no evangelho um fato particular. Antes de iniciar a ceia, Jesus lava os pés dos discípulos. Um gesto de hospitalidade, carinho, mas sobretudo um serviço de escravo (pois não era o dono da casa quem fazia isso...). Depois, ele explica: 

“Eu vos dei o exemplo...” Devemos lavar os pés uns dos outros, isto é, servir uns aos outros em caridade e humildade.

Jesus disse mais ao tomar a atitude de escravo, apontando para sua morte na cruz. Demonstrou que a cruz é o verdadeiro “serviço de escravo” que nos presta, e que nos liberta. Não podemos recusar esse serviço.

Não devemos ter medo de nos comprometer com quem morre por amor a nós!

Jesus lavou os pés dos discípulos para lhes dar um exemplo de serviço na humildade, e do amor radical que O levou a dar a vida por eles.

Também devemos servir uns aos outros, e dar nossa vida pelos irmãos. Para isso, não basta lavar os pés na cerimônia (pés que já foram bem lavados). Trata-se de tornarmo-nos escravos daqueles que trataríamos como escravos. É uma subversão. Se levarmos isso a sério, transformar-se-ão até as estruturas de nossa sociedade.

Pe.João Azeredo